Luciana Lobo, mais conhecida como Lu Lobo, é a chef responsável pelas mistura de sabores típicos brasileiros com o mais puro chocolate na Dengo.

Trabalhando com o ingrediente mágico da Páscoa há 23 anos e na marca brasileira há 8 anos, quando a empresa era ainda um projeto de Guilherme Leal, fundador da Natura, e Estevan Sartoreli, que também exerce função de CEO na companhia, ela compartilhou com a Menu que o chocolate a desafia o tempo todo, mas sempre foi um fascínio.

“Existem muitos detalhes, ciências e descobertas nesse assunto. A primeira escultura de chocolate que fiz mudou minha cabeça e me fez querer descobrir cada vez mais”, disse.

“O chocolate requer muita vivência e experiência, tem muitos desafios envolvidos, mas os mais críticos são a temperagem, a técnica necessária para desmolde e estrutura. Logística, conservação, além de sabor, é claro que também completam essa lista”, compartilhou.

Criações para a Páscoa 2024

Para este ano, a marca, que posiciona-se no mercado como “bean to bar” [produção de chocolates artesanais que preservam a amêndoa de cacau integralmente durante o processo], apresentou criações exclusivas que exaltam ainda mais o cacau e ingredientes típicos brasileiros.

Entre elas estão o ovo de chocolate 70% cacau Amazônico e amêndoas de cacau caramelizada com formato do fruto e pintado manualmente, o chocolate 65% cacau recheado com três camadas de gianduia de castanha-de-caju e ovo de chocolate recheado com ganache de especiarias (canela, semente de coentro, raspas de casca de laranja, cravo-da-índia e noz moscada).

Criações especiais da Dengo para a Páscoa 2024/Créditos: Divulgação
Criações especiais da Dengo para a Páscoa 2024/Créditos: Divulgação

A chef ressaltou que para essas e quaisquer outras criações sua, o principal pilar é a qualidade. “A nossa principal matéria prima é o cacau, e essa é submetida a análises laboratoriais e sensoriais antes de serem compradas. Pagamos um bom prêmio de preço, mas exigimos muita qualidade também”, ressaltou.

Atualmente, a Dengo conta com um pouco mais de 150 produtores parceiros pelo país que são responsáveis por ofertar o cacau.

“Saudabilidade e sustentabilidade também guiam a produção de chocolates. Usamos ingredientes puros, direto da origem, adicionamos o mínimo necessário de açúcar e fazemos formulações exclusivas, valorizando ingredientes brasileiros e priorizando o sabor”, disse. 

Para Lu Lobo, a empresa tem em seu portifólio produtos mais ousados e menos ousados, mas que sempre trazem criações inusitadas que valorizam o Brasil. “A Dengo ousa, traz novidades e combinações inusitadas”, completou.