Irritar um italiano é uma das coisas mais fáceis do mundo: basta mostrar a ele as versões “criativas” de clássicos da gastronomia do País da Bota preparadas por cozinheiros de outros países.

+Receita de carbonara com tomate do New York Times deixa italianos furiosos
+Pizza com ketchup? Jacquin comenta “tretas” gastronômicas; assista
+Jamie Oliver cria polêmica com receita de pizza com uvas

Quer um exemplo? Pergunte a uma cozinheira experiente o que ela acha das receitas de espaguete à Carbonara feitas com creme de leite e veja a magia acontecer.

Mas há coisas mais ofensivas, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa britânica YouGov. O levantamento listou 19 “crimes” cometidos contra a gastronomia da Itália – como quebrar o espaguete antes de colocá-lo para cozinhar ou comer pizza de garfo e faca (o certo é com as mãos).

E comer massa (qualquer uma) com ketchup é a prática que mais enfurece os italianos: 89% dos entrevistados dissram que a combinação é abominável.

Colocar o macarrão em uma panela com água fria e levá-lo para cozinhar no fogão é a segunda ofensa mais grave contra a culinária do país, segundo 81% dos consultados. As pizzas com abacaxi, por sua vez, foram apontadas como inaceitáveis por 77% dos italianos.

O estudo completo traz a opinião de moradores de mais 16 países sobre a cozinha italiana e pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

(*) Da redação da Menu