Hambúrgueres feitos com plantas, mas que simulam o sabor e a textura de carne bovina, já nem podem mais ser apontados como uma tendência. As versões veganas do tradicional sanduíche estão desde lanchonetes artesanais e até em redes famosas, como Burger King.

+Restaurante britânico cria café da manhã gigante com 17 mil calorias
+Americano come mais de 32 mil Big Macs e bate recorde mundial
+Porção de batatas fritas mais cara do mundo custa R$ 1.000
+Hambúrguer mais caro do mundo custa R$ 31 mil e tem caviar e ouro

Agora que já podem ser considerados triviais, há uma nova área para ser explorada pelos burgers veganos: os recordes.

O Guinness World Records confirmou que, em novembro passado, a empresa norte-irlandesa Finnebrogue Artisan, especializada em embutidos artesanais e também em embutidos à base de plantas, produziu o maior hambúrguer vegano do mundo.

Com cerca de 4 metros de diâmetro e pesando pouco mais de 160 kg, o lanche foi elaborado por dez funcionários da empresa e teve todos os seu ingredientes certificados como veganos. O hambúrguer levou cerca de nove horas para ser cozido.

Além do pão e do hambúrguer, o sanduíche ainda levou 10 kg de tomate, 5 kg de alface, 8 kg de queijo vegano, 2 kg de cebolas, 5 kg de pepino em conserva, 5 kg de bacon vegano e 5 kg de molho especial vegano .

Uma parte do lanchão foi provada pelos funcionários da Finnebrogue Artisan, mas a maioria do sanduíche foi doada para uma instituição de caridade local, para evitar o desperdício de alimentos.

(*) Da redação da Menu