20/12/2022 - 16:15
2022 vai chegando ao fim e os foodies de plantão já estão antenados no que vai ser tendência gastronômica em 2023. Algumas apostas já foram feitas, dentre elas aparece com força a evolução das comidas à base de plantas e a consolidação da comida caseira, que traga conforto e aconchego. Pois o site SmartBrief destacou mais 5 tendências para ficar de olho em 2023, veja o que deve bombar no próximo ano:
+Especialista aponta as principais tendências gastronômicas para 2023
Comidas e bebidas fermentadas
Esta é uma tendência que parece se fortalecer a cada dia: a dos alimentos fermentados. Esqueça aquela mistura colorida de cenoura, nabo e pepino vendida antigamente nas feiras. Agora, os fermentados ganham destaque com produções artesanais que vão muito além dos petiscos, envolvendo também bebidas diferentes e até frutas, tudo com um toque artesanal.
“A diferença agora está na base do sabor, nos ingredientes, na abordagem e no foco que os chefs e até os bartenders estão aplicando. Uma apreciação compartilhada pelo processo de fermentação está se espalhando por culturas, cozinhas e categorias de serviço”, escreveram AF&Co e Carbonate em seu Relatório de Tendências de 2023, de acordo com o SmartBrief.
A Technomic também incluiu alimentos e bebidas em conserva e fermentados em sua previsão de tendências para 2023, apontando que os cardápios começarão a incluir nomes de métodos de preservação específicos, como a lactofermentação, agora que os consumidores estão se familiarizando com os processos. No bar, a tendência aponta para coquetéis azedinhos elaborados com ingredientes fermentados, como kombucha, missô, saquê e até kefir.
Bebidas com pouco ou zero álcool
Essa tendência a gente já tinha comentado por aqui: parece que as bebidas com baixo teor alcoólico, ou mesmo as zero álcool, estão chegando para ficar. Além disso, duas tendências se cruzam aqui, já que bebidas fermentadas como kefir e kombucha também estão fazendo mais sucesso, especialmente entre o público que busca um estilo de vida mais saudável sem abrir mão de bebidas com sabores complexos e deliciosos. Coqueteis e drinks elaborados com versões não-alcoólicas de bebidas tradicionais, como gin, vinho e cerveja, também devem ficar em alta em 2023, especialmente com o movimento crescente de consumidores, no Brasil e no mundo, que têm questionado sua relação com a ingestão de álcool, procurando deixar esse consumo apenas para ocasiões realmente especiais. Dessa forma, espera-se que bares, restaurantes e lojas especializadas ofereçam cada vez mais opções de drinks e coquetéis sem álcool.
Favoritos do passado
Outra tendência que vem crescendo no quesito bebidas é a valorização de sabores que foram favoritos no passado, mas caíram de moda. A Bacardi, por exemplo, incluiu coquetéis nostálgicos e clássicos em seu relatório de tendências de 2023, citando a Bacardi Consumer Survey 2022, que constatou que 58% dos bartenders estão mais interessados em coquetéis clássicos com um toque especial. Drinks inspirados nos sabores de infância também têm seu apelo nostálgico e podem voltar com tudo.
Mas nem só de bebidas vive a volta ao passado: o menu de sobremesas pode ganhar um toque de nostalgia com doces da época da vovó, como tortas, doces de frutas, compotas, ou receitas que tiveram muita popularidade em outros tempos, como o baked Alaska, sorvete coberto com marshmallow queimado.
Experiências presenciais voltam com tudo
Parece que depois de dois longos anos de pandemia, as experiências presenciais não só estão voltando, como são tendência forte para 2023. Natural esperar uma certa euforia nesse sentido, já que o mundo todo começou a ganhar uma certa confiança para se aglomerar de novo depois que a vacina ficou disponível.
Para competir pelos dinheirinhos dos clientes no mercado gastronômico, aponta-se que os restaurantes precisarão oferecer experiências memoráveis, além de comida deliciosa. Consumidores estão em busca de experiências únicas que “ofereçam vistas, atividades ou entretenimento, enquanto desfrutam de uma refeição”. Música ao vivo, noites de cinema, banquinhas de produtos especializados, como frutos do mar ou pães artesanais, além de eventos gastronômicos, podem agitar a cena dos comes e bebes no ano novo.
Tiktokers de comida em alta
Pois é, se você tinha essa impressão, estava certo: o aplicativo TikTok se destacou demais em 2022 no quesito influências gastronômicas. E isso deve ficar ainda mais impactante no ano que vem, já que consumidores confiam cada vez mais nos produtos divulgados nas redes sociais, especialmente no que diz respeito a comidas e bebidas.
Só nos Estados Unidos, o TikTok tem mais de 65 milhões de usuários ativos mensais, e 36% dos usuários dessa rede social visitaram ou pediram comida em algum lugar após ver indicações dos tiktokers. Dessa forma, espera-se que o novo ano tenha ainda mais influencers a sugerir comidas, bebidas, receitas e lugares no TikTok.