Conquistar um lugar no Guinness World Records não é fácil, mas um sanduba gigante de São Paulo (SP) conquistou o feito. Segundo o site do Guinnes, um sanduíche de metro, composto por 1180 lanches, e mais de 350 metros, foi eleito o maior do mundo. A guloseima foi preparada em 25 de janeiro último, para celebrar o 469º aniversário de São Paulo.

+Pizza Hut quebra recorde e produz maior pizza do mundo
+Homem come pimenta mais ardida do mundo em 8s e bate recorde mundial
+Modelo britânica bate recorde e come 19 McNuggets em apenas 1 minuto

O sanduíche de metro é conhecido no exterior como “torpedo” ou “submarino”, e o título de maior do mundo foi conquistado graças à Perdigão, que ajudou a realizar a façanha. A montagem do sanduba ocorreu no Parque Ibirapuera e levou um monte de mortadela como recheio, bem a cara do paulistano. No caso, foi usada a Mortadela Ouro, da Perdigão.

O evento recordista foi organizado durante um evento promocional da marca, chamado de “Mortandela Week”, usando o N de “níver de Sampa”, que ocorreu entre 22 e 31 de janeiro deste ano.

Carlos Tapia, juiz oficial do Guinness World Records, estava no local para supervisionar a tentativa de bater o recorde e garantir que todas as diretrizes fossem seguidas. Tapia contou mais de mil sanduíches e certificou-se de que cada um tinha pelo menos 30 centímetros de comprimento.

“No aniversário de São Paulo, queríamos oferecer um presente que refletisse a grandeza e a história de uma das maiores metrópoles do mundo. Sendo a gastronomia um dos maiores tesouros culturais da cidade e a Mortadela Ouro Perdigão um ícone, pensamos grande e criamos a maior linha de sanduíches de metro do mundo, conquistando o prestigiado título do Guinness World Records. É assim que celebramos a cidade em grande estilo e fazemos história com um novo recorde proporcionado pela Mortadela Ouro Perdigão”, afirmou Marcel Sacco, vice-presidente global de marketing e novos negócios da Perdigão, ao site do Guinness.

Foi necessário um grande esforço coletivo para obter a façanha. Uma equipe de mais de 40 pessoas preparou os lanches e trabalhou por mais de cinco horas na cozinha para fazer a quantidade necessária de comida.

O evento foi aberto ao público na Fundação Bienal, espaço dentro do Parque Ibirapuera, onde os participantes puderam conhecer melhor o processo de fabricação da mortadela defumada e presenciar a montagem da gigantesca linha de sanduíches.

Depois que o juiz oficial do Guinness World Records confirmou que o recorde foi bem-sucedido, os sanduíches foram degustados pelos participantes do evento.

Além disso, cerca de 20% dos sanduíches foram preparados especialmente para serem doados ao projeto Pãozinho Solidário, uma organização sem fins lucrativos dedicada à entrega de alimentos a quem precisa.