Com a suspensão das atividades do McDonald’s na Rússia, uma nova marca de fast-food pode surgir no país: a Uncle Vanya’s. Curiosamente, a logomarca da empresa – que ainda nem entrou em operação – é um tanto quanto parecida com a da rede de lanchonetes norte-americana.

+Conheça 10 países em que não é possível comer no McDonald’s
+McDonald’s fecha lojas na Rússia e fã faz estoque de hambúrgueres da marca
+Restaurante russo cria cardápio para ajudar refugiados da Ucrânia

A logo foi divulgada pelo escritório de patentes a Rússia e traz a letra “B” do alfabeto cirílico, que é pronunciada com o som de “V”, de Vanya’s. A “inspiração”, por assim dizer, é clara e não demorou muito para que piadas surgissem nas redes sociais.

“Eles só viraram o logo do McDonald’s de lado. Isso é brincadeira, certo?”, ironizou um usuário no Twitter. Outro usuário lembrou do famoso meme “pode copiar, só não faz igual”. “Ei, posso copiar sua lição de casa?” “Claro, mas não deixe perceberem que você copiou”. escreveu.

Piadas à parte, o governo russo está retaliando empresas estrangeiras que deixaram o país por causa da invasão à Ucrânia. Vyacheslav Volodin presidente da Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo (equivalente à Câmara dos Deputados brasileira), disse na semana passada que os restaurantes fechados do McDonald’s deveriam ser ocupados pela Uncle Vanya’s.

“Eles anunciaram que estavam fechando as lojas. Tudo bem, fechem. Mas amanhã, nesses endereços, haverá unidades do Uncle Vanya’s no lugar de unidades do McDonald’s”, disse Volodin em uma reportagem do Washington Post. “É preciso preservar os empregos e reduzir os preços”, acrescentou.

Não se sabe, porém, se o governo russo cumprirá a ameaça – o McDonald’s afirmou que o fechamento das lojas é temporário e que continuará pagando os salários de seus 62 mil colaboradores, além dos custos com fornecedores e aluguéis.

(*) Da redação da Menu