16/01/2023 - 19:55
Sim, dona Martha ataca novamente. A apresentadora e empresária norte-americana Martha Stewart, considerada diva dos assuntos domésticos nos Estados Unidos, defendeu recentemente que todas as pessoas deveriam comer mais… caviar.
Segundo o site Tasting Table, Martha adora as famosas (e caríssimas) ovas de esturjão curadas no sal, que parecem se manter como tendência gastronômica para este ano, depois de bombar no TikTok em 2022. Tendência, ao menos, nos EUA e na Europa, onde é possível encontrar a iguaria por um preço que mais pessoas podem pagar, diferentemente do que ocorre por aqui.
+Artigo de luxo, caviar é o novo snack queridinho do TikTok
+Conheça 5 tendências gastronômicas que devem ficar em 2022 (e 5 que podem crescer)
Martha afirmou que costuma servir caviar sempre em sua casa, e que encontrou formas variadas de oferecer o alimento também em seu restaurantes, The Bedford by Martha Stewart, em Las Vegas.
Embora o caviar original seja aquele preparado com ovas do peixe esturjão, muito consumidas na Rússia, chamamos hoje em dia de caviar qualquer ova de peixe curada com sal, como é o caso das de peixe-voador e de salmão, mais fáceis de encontrar no Brasil. Historicamente, é um alimento consumido pelas elites, pois o preço nunca deixa de ser exorbitante.
Falando com com exclusividade ao Tasting Table, Martha justificou sua adoração pelo caviar e o motivo pelo qual mais pessoas deveriam degustar o produto.
“Sempre gostei de caviar”, afirmou ela ao site, dizendo que seu apreço pelas ovas veio muito antes de virar modinha no TikTok. “Costumávamos comprar pequenas latas [de caviar] e comer de colher”, lembrou, sobre um momento em que o produto não era tão acessível (para ela).
Por muito tempo, como a apresentadora explicou, o caviar costumava ser um alimento gourmet, tanto por causa de seu preço quanto pelos impactos de sua obtenção. Afinal, a única maneira de extrair as ovas do esturjão – que corre risco de extinção – era matando o animal. Mas, recentemente, outros métodos foram desenvolvidos para extrair o caviar sem prejudicar a vida e a saúde do animal.
“É um alimento sustentável”, disse Martha. “Na verdade, aprendemos a cultivar caviar muito bem [nos EUA], então não dependemos mais do caviar russo ou do iraniano.”
Além disso, peixes criados em fazendas para produção de caviar colocam menos pressão sobre a população nativa desses animais. E outras ovas também se prestam bem a essa forma clássica de preparo, especialmente as de truta e de salmão. O resultado, observou a apresentadora, é que “as pessoas que nunca comeram caviar antes estão gostando, aprendendo sobre ele”.
Métodos mais éticos de extração do caviar e preços mais razoáveis (no mercado dos Estados Unidos) são dois motivos importantes para o aumento do consumo desse produto, o outro, segundo Martha, é que o caviar está aparecendo com frequência nos menus de vários restaurantes badalados dos EUA.
“Nos últimos dois anos, [o caviar se tornou] um dos pilares de quase todos os menus [dos restaurantes finos]”, observou Martha. É servido com tudo, desde omeletes a vieiras e ovos cozidos; em massas e pães achatados; e com todo tipo de canapé. No restaurante de Martha Stewart, The Bedford, você pode até comê-lo em uma batata recheada, uma das maneiras favoritas da apresentadora de apreciar a iguaria.