A norte-americana Martha Stewart é, ainda hoje, uma das grandes damas da culinária e dos afazeres domésticos nos Estados Unidos. Em geral, tudo o que ela sugere, vira modinha – e não apenas em seu país, mas no mundo todo.

A rainha do entretenimento norte-americano se atualizou nas tendências e compartilha suas dicas não apenas em seus livros, revistas e sites, mas também em seu canal no TikTok. E foi lá que ela deu uma dica que tem chamado a atenção e viralizado: como tirar cheiro de alho das mãos.

“Você sabe como tirar o cheiro de alho de seus dedos?”, começou ela, no vídeo de apenas 13 segundos publicado em sua rede social. E continuou: “Aqueça a água e use uma faca como esta”, acrescentou a apresentadora, segurando uma faca grande de inox. “Qualquer coisa de aço inoxidável. Basta esfregar os dedos em água corrente e o cheiro de alho desaparece.”

@marthastewart My quick tip for keeping clean and fresh while doing Thanksgiving cooking! #marthacooks #tiktokpartner #learnontiktok #thanksgiving #cooking #tiptok ♬ original sound – Martha Stewart

Sim, a dica é realmente simples e muita gente até já usou em sua própria cozinha. Mas o site Food & Wine resolveu questionar a ciência para saber se o truque funciona mesmo ou é só lenda.

Como relatou o Science Focus, da BBC, citado pelo Food & Wine, o odor característico que o alho possui vem dos compostos químicos com enxofre, naturalmente presentes nesse tempero tão amado.

“Um deles, chamado alicina, provavelmente é o responsável por fazer suas mãos cheirarem mal”, escreveu o site. “O aço inoxidável é uma liga, que é predominantemente feita de ferro, mas também contém cromo. O cromo forma uma camada de óxido na superfície da liga, protegendo o ferro da ferrugem. Pode ser que a camada de óxido reaja com a alicina do alho, fazendo com que ela se prenda à superfície do aço inoxidável em vez de grudar nas suas mãos.”

No entanto, a reportagem da Food & Wine observa que há muito pouca ciência confirmando que um acessório de inox é realmente eficiente para remover o odor do alho nas mãos.

Em 2006, Bob Wolke, professor emérito de química da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, observou que não havia estudos revisados por pares, na época, provando que isso era verdade, então ele começou a experimentar por conta própria. Segundo o Food & Wine, Wolke esfregou um pedaço de alho nas mãos em nome da ciência. Em seguida, “lavou os sólidos em água fria”, “pegou um pedaço de aço inoxidável e o esfregou nas mãos”.

Depois de cheirar as próprias mãos, Wolke compartilhou que ainda podia (infelizmente) sentir o cheiro do alho. Mas, como qualquer bom cientista faria, ele repetiu o processo, usando outros materiais, como uma pedra comum, e lavou as mãos com água e sabão depois. “Fiquei com cheiro nas minhas mãos depois de todos esses métodos”, afirmou.

Mas aqui está a boa notícia: Wolke também disse que seu método não era perfeito e poderia funcionar para alguns. Para quem se incomoda com o cheiro do tempero na pele, vale testar por si mesmo e checar se funciona.