As doenças transmitidas por alimentos são uma preocupação para as pessoas em todo o mundo, não importa onde morem ou que tipo de culinária apreciem. Com a chamada intoxicação alimentar, as pessoas podem ficar doentes depois de comer alimentos contaminados com bactérias e outros tipos de germes. Salmonella, norovírus e estafilococos são apenas alguns dos muitos germes que podem levar a sintomas desagradáveis, como náuseas, vômitos e diarreia.

A maioria das pessoas se recupera totalmente após sofrer uma doença transmitida por alimentos, mas, apesar do baixo risco, também podem ocorrer hospitalizações e perda de vidas, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido e outros problemas de saúde.

Recentemente, um caso de intoxicação alimentar coletiva atingiu 44 pessoas na Espanha, após a gravação de um episódio do popular programa televisivo MasterChef, naquele país. Segundo informações dos sites TastingTable e Daily Meal, as pessoas tiveram sintomas de intoxicação alimentar em Valencia. Dos 120 participantes do programa, 44 pessoas tiveram vômito e diarreia depois de provar as comidas produzidas no programa.

A gravação ocorreu em janeiro deste ano, mas a questão foi revisitada quando o episódio foi ao ar. As autoridades de saúde espanholas investigaram o problema para encontrar a origem do surto e a produção do programa forneceu informações sobre os alimentos cozidos e os processos usados na elaboração do banquete. Mas as autoridades espanholas ainda não conseguiram identificar a causa exata dos sintomas porque não puderam testar diretamente os pratos servidos.

Embora o incidente seja lamentável para uma atração tão estimada e respeitada como o MasterChef, o programa garantiu tratar-se de um episódio isolado. Conforme explicado pelo produtor Shine Iberia, o MasterChef Espanha está em andamento há mais de uma década, e esta é a primeira vez que ocorrem problemas de segurança alimentar.

A Iberia também pediu desculpas pelo surto e afirmou, segundo o Food Safety News, que é “uma prioridade absoluta garantir o cuidado nutricional” dos envolvidos com o programa.