Lançada com pompa neste mês durante uma grande ação publicitária dentro do Big Brother Brasil 22, a linha Novos McPicanha acabou fazendo um estrago na imagem do McDonald’s Brasil.

+Aprenda a fazer em casa um hambúrguer de picanha com picanha de verdade
+McDonald’s retira McPicanha sem picanha do cardápio brasileiro
+McDonald’s pode ser processado por vender McPicanha sem picanha

Com razão, os fãs da marca ficaram decepcionados quando descobriram que os hambúrgueres não eram feitos com carne de picanha, mas, sim, com molho sabor picanha.

A história pegou tão mal que Procon, Ministério Público e Conar (entidade que regulamenta e supervisiona a publicidade no Brasil) estão na cola da rede de fast-food pedindo explicações sobre a ação.

Instagram will load in the frontend.

Em seu Instagram, a empresa fez um vídeo admitindo que “vacilou” na escolha dos nomes dos lanches – que foram retirados dos cardápios das lojas, mas devem voltar em breve com uma nova marca.

Picanha é na brasa

Ironicamente, a única coisa certa que a rede de fast-food fez nesse caso foi não usar picanha nos hambúrgueres. Afinal, o corte de carne mais apreciado dos churrascos brasileiros é bom (e caro) demais para ser usado em sanduíches.

A não ser que você faça o seu próprio burger de picanha ou vá a uma lanchonete conhecida por servir hambúrgueres mais elaborados, a probabilidade é que o nobre corte será moído e misturado a outras carnes como peito bovino.

Não é um problema, de verdade: a maioria dos bons hambúrgueres é feita com uma mistura de cortes de segunda, que tem mais sabor e boa quantidade gordura. Se feitos com cortes mais magros, os discos de carne podem ficar secos e menos saboroso.

Por isso, o melhor lugar para preparar uma picanha bonitona é na brasa, com sal grosso. E só. E, se o McDonald’s for esperto, além de rebatizar os sanduíches, vai aproveitar a deixa para abandonar a ideia de vender burgers de picanha.

(*) Por Pedro Marques, editor da Menu