Os fãs do McDonald’s entraram em pânico depois que a Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) alegou que as batatas fritas servidas na rede de fast-food não eram adequadas para veganos, segundo informações do Independent.

Os clientes da rede recentemente compartilharam sua decepção ao saber que, em alguns países, as batatas fritas do McDonald’s são cozidas com aromatizante com sabor de carne e, portanto, não são adequadas para vegetarianos estritos e veganos, que não consomem, por definição, nenhum tipo de produto de origem animal.

+McDonald’s anuncia mudanças em sanduíches icônicos como o Big Mac
+Homem come McDonald’s por 100 dias para perder peso: ‘totalmente possível’
+Vídeo: Aprenda fazer o McBaguette de ‘Emily in Paris’

Depois que um usuário do TikTok viralizou compartilhando essa “má notícia para os vegetarianos”, muitos fãs compartilharam seu horror online.

“Espera… o queeeee!? Sou vegano e tudo que posso comer no McDonald’s são batatas fritas”, escreveu um internauta, enquanto outro disse: “Caraca. Nunca mais.”

A notícia foi divulgada pela organização norte-americana de direitos dos animais Peta, que compartilhou um post no Facebook dizendo: “Mesmo as batatas fritas do McDonald’s não são adequadas para vegetarianos”.

“Eles usam aromatizante com sabor de carne nas batatas fritas”, dizia um comentário. “Locais de fast-food não são feitos para veganos. Por segurança, cozinho em casa.”

Batatas veganas no Reino Unido

Embora os comentários tenham causado ainda mais pânico, os clientes do McDonald’s que seguem uma alimentação à base de plantas não precisam se preocupar se estiverem no Reino Unido.

Por lá, as batatas fritas do McDonald’s são feitas pela empresa McCain’s a partir de batatas de algumas variedades, como russet burbank.

O site da rede no Reino Unido afirma que “as batatas fritas não são revestidas com gorduras ou substâncias de origem animal” e são fritas no Reino Unido em uma “mistura não hidrogenada de óleo de girassol e colza”. Como resultado, eles são “100% adequados para veganos”.

A empresa também tem outras iniciativas para veganos em outros países. Em 2022, o McDonald’s lançou o hambúrguer vegano McPlant no Reino Unido, usando o Beyond Meat. Uma versão vegetariana, mas não vegana, está disponível na Áustria, Alemanha, Portugal e Holanda.

Na Áustria, os veganos podem experimentar o hambúrguer McPlant Steakhouse, enquanto os nuggets McPlant estão disponíveis no McDonald’s alemão. Nos Estados Unidos (e no Brasil), ainda não há opções de sanduíches veganos para os clientes do McDonald’s.