Justin Chimienti, morador do Estado de Nova York (EUA), está processando as redes de fast-food McDonald’s e Wendy’s por venderem sanduíches menores que os exibidos em suas campanhas publicitárias. Ele alega que os hambúrgueres anunciados pelas redes são, pelo menos, 15% maiores do que os servidos aos consumidores.

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Numa ação coletiva, Chimienti acusa as empresas de práticas comerciais enganosas e pede indenização de US$ 50 milhões (cerca de R$ 247 milhõe), valor que será dividido com outros clientes que também tenham se sentido enganados pelos anúncios.

No processo enviado à justiça de Nova York, o pleiteante afirma que as propagandas veiculadas pelas empresas são “injustas e prejudicam financeiramente os consumidores, que recebem alimentos com valor muito inferior ao prometido”.

O documento ainda ressalta que a questão é “especialmente preocupante agora que os preços dos alimentos e da carne estão muito altos e muitos consumidores, especialmente os que recebem baixos salários, estão com dificuldades financeiras”.

Até o momento, os restaurantes não comentaram o caso. Em março passado, o Burger King foi alvo de um processo semelhante no Estado da Flórida.

(*) Da redação da Menu