Lançados há cerca de duas semanas, o novos sanduíches da linha McPicanha, do McDonald’s, estão sendo retirados dos cardápios das lojas da rede de fast-food no Brasil.

+McDonald’s pode ser processado por vender McPicanha sem picanha

A decisão aconteceu após notificação do Ministério da Justiça, que pediu explicações sobre a possível prática de propaganda enganosa pelo fato de os sanduíches não terem carne de picanha. O sabor picanha está nos molhos servidos com os lanches.

“O McDonald’s deve esclarecer se o produto tem picanha em sua composição. Sendo o produto apenas “saborizado”, a empresa deve informar os ingredientes envolvidos na composição do hambúrguer e se de alguma forma o consumidor foi informado da falta de picanha”, disse a pasta, em nota.

A assessoria da rede de fast food afirmou ainda que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome escolhido “justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”.

“Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, disse a empresa em nota enviada ao UOL.

O Ministério da Justiça havia informado mais cedo que a empresa precisa, no prazo de 10 dias, apresentar explicações dos produtos à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e que, caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, “existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento”.

(*) Da redação da Menu