Feito com leite de cabras, o queijo espanhol Olavidia foi eleito nesta quinta-feira (4) como o melhor do mundo pelos cerca de 250 jurados da 33ª edição do World Cheese Awards, concurso internacional que neste ano foi realizado na cidade de Oviedo (Espanha).

+Consumo regular de laticínios protege contra infartos, indica estudo
+Incenso perfuma a casa com cheiro de queijo tostado
+Monges franceses rezam para vender quase 3 toneladas de queijo

O premiado laticínio é produzido pela Quesos y Besos, localizada na Andaluzia, e – ao menos pelos padrões europeus – é bastante acessível: custa 10 euros (cerca de R$ 65). Ele se destacou pela textura e sabor e superou outros 4.077 queijos inscritos no concurso, produzidos em 48 países.

A Quesos y Besos também chamou a atenção do World Cheese Awards por ser uma empresa nova: o casal Silvia Peláez e Paco Romero abriu a queijaria em 2017. Para produzir o Olavidia, Silvia e Paco usam leite de cabra lentamente pasteurizado. Depois de pronto, o queijo matura por 15 a 20 dias antes de ser vendido.

Nos próximos dias, o World Cheese Awards deve revelar a lista completa com outros produtos de destaque e quais os melhores queijos produzidos por cada país – e aí saberemos qual produto brasileiro obteve a melhor colocação no concurso.

(*) Da redação da Menu