Um cardápio de mais de 100 anos, praticamente intacto, foi encontrado durante a reforma de um café na cidade de Liverpool (Inglaterra). A descoberta chamou a atenção de historiadores e foi apontada como um importante registro da culinária britânica do começo do século 20.

+Restaurante chinês ganha fama mundial com cardápio “sincerão”
+Hotel promete cerveja em torneiras e frigobar no chuveiro
+Ladrão tenta roubar McNuggets mas é obrigado a fugir com McMuffin

O menu estava escondido no sótão do Leaf Café, localizado na região central de Liverpool, e caiu do teto quando um dos cômodos do imóvel foi transformado em um salão de eventos, contou Natalie Haywood, proprietária do estabelecimento.

O cardápio histórico lista os pratos servidos no dia 15 de janeiro de 1913 no Yamen Café and Team Rooms, nome do restaurante que antes ocupava o mesmo edifício. Outros itens do antigo Yamen Café também foram encontrados, como um chapéu usado pelos garçons.

Pelos registros do menu, o Yamen era um restaurante refinado e servia receitas com carne bovina, vitelo, lagosta e chás obtidos em países como China, Índia e Rússia – ingredientes caros para os padrões da época. “Ao que tudo indica, o local era um dos principais destinos culinários de Liverpool”, disse Natalie, em entrevista ao canal de notícias CNN.

Em homenagem à descoberta, a proprietária do Leaf vai incluir duas receitas do Yamen em seu cardápio: o cozido irlandês (cabrito com legumes) e o rarebit galês (molho feito com farinha, manteiga, cheddar e outros ingredientes, servido sobre fatias de pão). Além disso, Natalie pretende criar um espaço para expor os objetos históricos encontrados.

(*) Da redação da Menu