22/10/2025 - 17:41
Começa na quinta-feira, 30 de outubro, a edição de 2025 do Mesa São Paulo. O evento ocorre também nos dias 31 de outubro e 1 de novembro e reúne chefs de cozinha nacionais e internacionais, produtores artesanais, pesquisadores e visitantes sob o tema “Cozinha de amor sem fronteiras: a gastronomia necessária” — que propõe uma reflexão sobre a culinária como forma de união e diálogo entre sociedades.
Considerado o maior evento de gastronomia da América Latina, o Mesa São Paulo recebe o congresso internacional Mesa Tendências e aulas do programa Mesa Ao Vivo; além dos tradicionais Jantares Magnos com menus assinados por grandes chefs em restaurantes da capital paulista. Completa a programação o festival Farofa do Brasil.
Melhor chef do mundo no Brasil pela primeira vez
O destaque do Mesa Tendências é o dinamarquês Rasmus Munk, eleito o melhor chef do mundo em 2024 e 2025 pelo The Best Chef Awards e à frente do Alchemist, em Copenhague, premiado com duas Estrelas Michelin. O cozinheiro palestra no congresso no sábado, 1 de novembro, às 10h15.

A lista de palestrantes também inclui nomes de peso no cenário internacional, como Vicky Sevilla, do Arrels (Espanha), a mulher mais jovem de seu país a receber uma estrela Michelin; o italiano Dario Cecchini, considerado um dos maiores açougueiros do mundo; e o chef ativista português Miguel Peres, que faz parte da World Central Kitchen e está à frente do Pigmeu, em Lisboa.
Também sobem ao palco grandes chefs brasileiros como Manu Buffara, do Manu (Curitiba), eleita a Melhor Chef Mulher da América Latina em 2022 pela Academia 50 Best; o paraibano Onildo Rocha, do Notiê (São Paulo); Luana Sabino e Eduardo Ortiz, do mexicano contemporâneo Metzi (São Paulo); Tássia Magalhães, do Nelita (São Paulo), que ganhou o 26° lugar no Latam 50 Best de 2023; e Renata Vanzetto, que comanda sete estabelecimentos na capital paulista e foi jurada do programa “Chef de Alto Nível”, da TV Globo.
Destaques nacionais no Mesa Ao Vivo
Além do congresso, o evento sedia aulas do Mesa Ao Vivo, recebendo referências nacionais em cozinha, confeitaria, bebidas e outras áreas da gastronomia.

O programa reúne nomes como Telma Shimizu, do Aizomê (São Paulo), Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa no Brasil pelo governo do Japão; Lucas Corazza e Carole Crema, chefs confeiteiros e jurados do programa “Que Seja Doce”, do GNT; Morena Leite, do Capim Santo e do Instituto Capim Santo (São Paulo); a sommelière de sakê Yasmin Yonashiro e muitos outros.
Festival Farofa do Brasil tem entrada gratuita

Além das palestras, aulas e workshops, o evento recebe visitantes para o festival gastronômico Farofa do Brasil. Com entrada franca, a feira recebe produtores artesanais de todo o Brasil, atrações musicais e representantes do programa Rotas Gastronômicas de São Paulo.
Jantares Magnos pela cidade
Completam a programação os Jantares Magnos assinados por chefs convidados do festival, que ocorrem ao longo da semana. Seis restaurantes sediam os eventos:
- 28 de outubro: Notiê Priceless — “Porco, do Focinho ao Rabo” (com Onildo Rocha, Jefferson Rueda, Miguel Peres, Renata Vanzetto e Saiko Izawa);
- 29 de outubro: Vista Ibirapuera — “Mistura Brasileira” (com Telma Shimizu, Heaven Delhaye, Fred Caffarena, Ieda de Matos, Rodrigo Oliveira, Vitor Sobral, Filipe Leite e Rafael Aoki);
- 30 de outubro: Nelita — “As Pequenas Grandes Chefs” (com Tássia Magalhães e Vicky Sevilla);
- 31 de outubro: Terraço Jardins (Hotel Renaissance) — “Goiás Pede Passagem” (com Raul Vieira, Jeferson Smit, Léo Paixão, Ian Baiocchi, Mariana Perdomo, Mara Alcamim, Danilo Campos, Carô Borges e Benedito Vitor);
- 1 de novembro: Pobre Juan — “Tutto Della Vaca” (com Dario Cecchini, Luis Maldonado, Paula Labaki, Marcos Livi, Jimmy “Ogro” McManis, Edvaldo Caribé, Ligia Karazawa, Carol Labaki e Geraldo Ribeiro);
- 2 de novembro: Cittadino (Hotel Hyatt) — “Itália Paulista” (com Diogo Menezes, Ciro Scamardella, Marco Renzetti, Bia Limoni, Carol Albuquerque e Alê Sotero.

Serviço
Mesa São Paulo 2025 — Memorial da América Latina
30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2025, das 9h às 20h
Av. Mario de Andrade, 664, portão 13 — estacionamento no portão 15
Ingressos
*Recomenda-se chegar com 1h30min de antecedência para agendamento das aulas