Da redação da Menu

A revista Menu completa 13 anos em novembro e, para comemorar com seus leitores em grande estilo, esta edição está recheada de memórias, receitas e bons goles.

A reportagem de capa fala sobre os bolos que não saem da cabeça dos brasileiros. Chocolate, frutas e muito brigadeiro estão entre as preferências nacionais para compor a guloseima indispensável nas festas de aniversário. Seis receitas de bolo, como o de fubá com bolo de rolo e bolo de nozes com baba de moça são assinadas pela chef pâtissière Carole Crema, do La Vie em Douce, em São Paulo.

O número 13 inspira diversos textos desta edição. Treze chefs renomados contam qual foi a sua primeira criação na cozinha, aquela que norteou sua carreira. Conheça os pratos e a lembranças de Claude Troisgros (Olympe, RJ), Thiago Castanho (Remanso do Peixe, PA), Bel Coelho (Dui, SP) e Edinho Engel (Amado, BA), entre outros. O nosso test-drive mensal traz a degustação de 13 bolos prontos. Nos vinhos, especialistas indicam 13 rótulos que marcam a história da viticultura moderna, do mítico Château D’Yquem ao brasileiríssimo Cave Geisse. E a degustação mensal avalia 13 tintos elaborados com a uva merlot.

A edição de novembro traz ainda a estréia da série de quatro reportagens sobre a flor de lúpulo na gastronomia, uma tendência que começa a despontar em Nova York e que trazemos para São Paulo. A primeira reportagem mostra as criações do chef Tsuyoshi Murakami, do restaurante japonês Kinoshita, em São Paulo, com este ingrediente essencial das cervejas. Nos restaurantes, o casal Romeu e Julieta, nossos críticos gastronômicos, visitaram o japonês Ohka, e outra reportagem acompanha um cliente oculto em ação, como é chamado o profissional que avalia o serviço dos restaurantes. E, no cafezinho, trazemos o encontro dos pequenos produtores no Espaço Café Brasil. Mais novidades completam a edição.

Na degustação exclusiva para os leitores do blog, é possível conferir a reportagem com os 13 chefs, o resultado da degustação de merlot e a estréia da série sobre a flor de lúpulo na gastronomia. Boa degustação!