Milhares de restaurantes especializados em “fish and chips” (peixe empanado com fritas), o prato mais tradicional da gastronomia britânica, podem fechar as portas até o fim do ano, por causa da guerra na Ucrânia, informou a associação que representa esses estabelecimentos.

+Vídeo: Ação em supermercados culpa Bolsonaro pela inflação dos alimentos
+PF fica até 34% mais caro nos últimos 12 meses, segundo consultoria

Em entrevista à CNN, Andrew Crook, presidente da Federação Nacional de Frituras de Peixe, explicou que o conflito levou a uma disparada dos preços do óleo (alta de 83%) e do bacalhau fresco (alta de 40%), principais ingredientes da receita.

O problema, de acordo com Crook, é que os clientes podem não estar dispostos a pagar mais por uma porção de peixe com fritas. “Os clientes esperam que seu fish and chips seja barato, disse.

Por isso, muitos restaurantes têm evitado elevar o preço do prato, mas a longo prazo o prejuízo pode levar os estabelecimentos à falência. Crook estima que um terço dos 10 mil restaurantes de fish and chips pode fechar às portas até o fim de 2022.

A inflação anual no Reino Unido atingiu 7% em março, nível mais alto em 30 anos, e pode chegar a 10% no final deste ano, segundo o Banco da Inglaterra. Mais de meio milhão de pequenas empresas britânicas planeja fechar, reduzir ou passar o ponto no próximo ano.

(*) Da redação da Menu