Um míssil russo atingiu atingiu neste fim de semana o restaurante humanitário montado pela organização World Central Kitchen, criada pelo premiado chef José Andrés, na cidade de Kharkiv, na Ucrânia. Quatro funcionários do local ficaram feridos.

+Chef José Andrés e sua ONG humanitária ganham US$ 100 milhões de Jeff Bezos
+Chef mais importante dos EUA revela 9 dicas de cozinha

Em um vídeo postado no Twitter, o CEO do projeto, Nate Mook, ficou em frente ao prédio atingido pelo míssil e afirmou que o ataque causou danos à cozinha do World Central Kitchen, mas nenhum funcionário do restaurante morreu.

“Esta é uma tremenda carnificina deixada para trás sem motivo”, disse Mook, acrescentando que “ir para o trabalho, cozinhar para pessoas com fome é um imenso ato de bravura”.

Pelo Twitter, José Andrés afirmou que os quatro funcionários feridos já estão recuperados e “prontos para cozinhar novamente, em um outro local”.

O World Central Kitchen começou a ajudar refugiados na Ucrânia logo que a Rússia começou a invadir o país. À época, o próprio José Andrés estava presente ao local preparando refeições para a população fugindo dos ataques russos. Cerca de 250 mil refeições são servidas pelo dia pelo restaurante.

Em 2021, Andrés recebeu o Prêmio Coragem e Civilidade de Jeff Bezos e US$ 100 milhões de premiação. Andrés destinou parte desse fundo para ajudar a Ucrânia.

(*) Da redação da Menu