A cervejaria monástica Klosterbrauerei Neuzelle, perto de Munique, na Alemanha, diz ter criado a primeira cerveja em pó do mundo. Segundo informações do site New Atlas, basta adicionar água para o pó espumar e se transformar numa cerveja completa, com colarinho e tudo.

O monastério trabalhou em conjunto com “parceiros de tecnologia” e contou com financiamento para criar seu primeiro produto em pó: uma cerveja sem álcool, rica em dextrina, fabricada segundo métodos convencionais e depois “processada e transformada uma cerveja em pó ou granulada, solúvel em água.”

A cervejaria irá testar a cerveja em pó no mercado alemão até meados deste ano, e o plano é começar a produzir também versões alcoólicas. “Chegou a hora de observar melhor a produção e a logística da cerveja clássica, tendo em vista a forma como tratamos nosso meio ambiente”, diz o principal acionista do Neuzelle, Helmut Fritsche.

Economia de transporte

“Bilhões de litros de água são transportados para consumidores em todo o mundo, porque a cerveja é composta por até 90% de água. Do ponto de vista ambiental, já estamos economizando no transporte, mas ainda não no uso de recursos e nos custos de produção.”

“Sabemos que os apreciadores e entusiastas da cerveja, especialmente na Alemanha, ficarão desconfiados em relação ao nosso produto, no início”, diz o diretor administrativo da cervejaria monástica, Stefan Fritsche.

“Não se trata apenas de lançar um novo produto no mercado, mas de interromper o modelo de negócio de cerveja. Portanto, não vemos nosso principal grupo-alvo principalmente como o clássico consumidor final alemão, mas como revendedores globais, que não precisam necessariamente ter conhecimento em fabricação de cerveja, mas que podem tornar os grânulos adequados para a aplicação do consumidor final”.

A cervejaria começará a enviar as bebidas em pó primeiro para mercados distantes, como Ásia e África, onde os custos de transporte são os mais altos e, presumivelmente, o preconceito com a cerveja em pó tende a ser menor do que na Alemanha, um mercado tradicionalmente consumidor desse produto há séculos.