22/08/2025 - 15:25
Ocupando um sobrado na esquina da Rua Caconde com a Travessa Gabriel Balart, no Jardim Paulista, o TonTon Restaurante chegou a São Paulo em 2013. O bistrô francês de Gustavo Rozzino — também à frente do Tontoni Trattoria e do NoBar — se destaca pelo conceito de bistronomie, que une pratos tradicionais franceses à liberdade culinária do chef e a um ambiente descontraído.
É esse conceito que permite ao chef “ousar e colocar moqueca – carro-chefe da casa – e bobó” no cardápio, mesmo sendo um restaurante com proposta francesa.
Vendida a R$ 99 pelo prato individual, a “Moqueca” TonTon Aux Fruit de Mer et Poisson leva lula, camarão, peixe, arroz basmati, banana grelhada e farofa e é a brilhante reinterpretação de Rozzino do clássico brasileiro.
“Foi trabalhando em Montpellier que eu tive a ideia de fazer uma moqueca. Fiz para o almoço da equipe e o chef do restaurante achou uma delícia. Esse prato me acompanha desde então e hoje é um dos maiores sucessos do TonTon”, conta o chef, em entrevista à Revista Menu.
“A gente faz o peixe na hora, não cozinha na moqueca como na Bahia ou no Espírito Santo. Faz primeiro o molho da moqueca, com lula, bem devagarzinho, e depois faz o peixe na hora e junta os dois”, explica.
Trajetória internacional
A história de Rozzino com a gastronomia começa bem antes da abertura do TonTon. Em 2001, aos 22 anos, o chef embarcou para a Europa e passou por restaurantes em Milão, na Itália — onde “ficou limpando cogumelos por uns três meses”, como contou à reportagem —; Montpellier, na França; e Londres, na Inglaterra. Foi no velho continente que ele aprendeu a incorporar estilos europeus à cozinha brasileira e vice-versa, criando o repertório de sua cozinha “franco-brasileira”.

Outro exemplo do mix de referências do chef é a sobremesa queridinha do TonTon, o Gâteau Aux Figues (R$ 37): bolo de figo turco, calda toffee e gelato artesanal de nata inspirado no sticky toffee pudding tradicional inglês.
Durante a entrevista, Gustavo conta que aprendeu, na Europa, a respeitar a sazonalidade dos ingredientes e adaptar seus menus a partir desse princípio. Atualmente, o restaurante conta com dois cardápios sazonais: o de primavera-verão e o de outono-inverno.
Arte e bistronomie

Além de adaptar ingredientes e receitas, o chef usa a criatividade para reaproveitar artes e antiguidades. Ao adentrar os dois andares do TonTon, a sensação é a de ser abraçado por obras que vão de releituras Magritte a um mapa-múndi encontrado na rua — tudo sob a curadoria do chef.
“Eu garimpei toda essa arte ao longo dos anos. Adoro feiras de antiguidade, ‘família vende tudo’, eu não posso ver. Todos esses quadros são originais, fotos originais. Coisas que eu coleto até na rua”, conta o chef.
Prêmios gastronômicos, é claro, também adornam as paredes. A casa já esteve recomendada no Bib Gourmand, seleção do Guia Michelin de casas com melhores relações entre qualidade e preço.
“É um bistrô descontraído. Você se sente em casa, não tem aquele negócio formal. A gente aqui é bem despojado, digamos”, brinca.
Serviço
TonTon
Rua Caconde 132, Jardim Paulista
Site oficial | @tontonrestaurante