O Brasil está com tudo no ranking da enciclopédia gastronômica TasteAtlas. Depois do sucesso da coxinha, considerada uma das comidas de rua favoritas do mundo inteiro, chegou a vez da moqueca baiana brilhar. O prato ficou em 19º lugar no ranking de melhores pratos de frutos do mar do planeta, deixando para trás alguns ícones da gastronomia mundial, como ceviche, e poke.

+Ranking elege coxinha entre as principais comidas de rua favoritas do mundo

Se for considerada a receita de moqueca, em geral (não especificamente a baiana, feita com dendê e leite de coco), o preparo também entra na lista, mas na 31ª posição, antes de pratos como bacalhau com natas, sashimi, spaghetti alle vôngole e paella de mariscos.

A moqueca baiana recebeu uma nota de 4,6 estrelas, de um máximo de 5. O site TasteAtlas define a nossa brasileiríssima moqueca como um “ensopado de frutos do mar originário do estado brasileiro da Bahia, daí a palavra baiana em seu nome. Consiste de peixes brancos, camarões ou outros frutos do mar combinados com leite de coco, azeite de dendê, suco de limão e vários vegetais, como pimentão vermelho e amarelo, tomate, cebolinha, alho, cebola e às vezes gengibre.”

Como aponta o site, a moqueca baiana normalmente é servida com guarnições como arroz e farofa. O TasteAtlas lembra também que a receita da moqueca vem dos povos originários brasileiros, adicionada de novos elementos trazidos pelos escravizados africanos na diáspora, como por exemplo o dendê.