24/07/2025 - 11:58
O que começou como uma receita para festas juninas se transformou em um fenômeno nacional: inspirado na maçã do amor, o “morango do amor” tomou conta das redes sociais, vitrines de docerias e, principalmente, da rotina de confeiteiras que produzem em casa. A receita consiste em um morango envolto em brigadeiro branco e banhado em calda crocante de açúcar.
“Eu nunca vi um produto ser tão ‘hypado’ assim na confeitaria”, afirma Mariana Missagia, confeiteira de Vila Velha, no Espírito Santo, à Revista Menu. A demanda é tanta que ela compara o impacto do doce ao período mais aquecido do setor: “A gente está chamando de ‘segunda Páscoa’ da confeitaria. Em termos de procura, está até melhor”.
Sucesso por todo o Brasil, o morango do amor pode ser encontrado por, aproximadamente, R$ 12 a R$ 20. Com produção na cozinha de casa, Mariana comercializa os doces a R$ 15 cada. Ela atende até 70 pedidos por dia — volume que diz ser o limite de produção artesanal.
“É um produto perecível. Você faz, vende e o cliente precisa consumir no mesmo dia. A organização tem que ser impecável”, explica.
Devido ao esgotamento dos estoques, o doce não é só difícil de ser encontrado, mas também de ser preparado: a seleção do morango precisa ser criteriosa, a calda exige precisão de temperatura — entre 150 e 155ºC, segundo Mariana — e o brigadeiro precisa estar no ponto exato para não derreter. “Eu ensino brigadeiro vidrado, então já tinha certa experiência, mas o morango solta muita água, e isso interfere totalmente na crocância da calda. Perdi produto até acertar”, conta a especialista.
Aproveitando a explosão da popularidade da receita, Mari também lançou um “aulão” exclusivo do morango do amor. “Em duas semanas, tivemos mais de 1,7 mil alunas”, revela.
Variações como “pistache do amor”, “maracujá do amor” e até uma versão em formato de coração também têm ganhado espaço nas redes sociais. Para Mari, o sucesso tem sabor de reconhecimento: “Desde 2020 dou cursos, mas nunca vi um aulão explodir desse jeito. Foi tudo muito orgânico. Acho que a gente acertou na receita e no momento”, finaliza.