Morreu na sexta-feira passada (18), aos 89 anos, Waldemar Zonta, proprietário do Bar e Lanches Estadão, local famoso pelo sanduíche de pernil, um dos clássicos da gastronomia paulistana. O falecimento foi comunicado neste domingo (20) no perfil no Instagram do estabelecimento.

+Jacquin revela por que comprou o Ça-Va, de Pesadelo na Cozinha
+Ponto Chic, restaurante onde nasceu o clássico Bauru, faz 100 anos
+Morre seu Ático, maître de restaurantes como Fasano e Parigi

“Sei que todos nós que trabalhamos com ele, sentiremos muita saudade. Ele era muito mais que um patrão, era um pai, amigo e um grande parceiro. Hoje o céu ganhou uma pessoa muito especial que nunca será esquecida por aqui”, afirmou o Bar Estadão em seu perfil.

Instagram will load in the frontend.

Waldemar é considerado o fundador do atual Bar Estadão. Apesar de o estabelecimento localizado na região central de São Paulo ter sido inaugurado em 1968, a fama só veio depois que Zonta e os irmãos – Orlando, Oswaldo e João – compraram o bar, em 1974.

O nome do bar é uma referência à antiga sede do jornal O Estado de São Paulo, na esquina do viaduto Nove de Julho com a rua Major Quedinho, que fica ao lado do Estadão. Atualmente, o endereço é ocupado pelo Novotel Jaraguá.

O Estadão funciona 24 horas, 363 dias por ano – fecha apenas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Durante a pandemia de covid, a casa continuou abrindo diariamente, mas com horário limitado.

(*) Da redação da Menu