Morreu nesta segunda-feira (17) o maître Ático Alves de Souza, aos 95 anos. Mais conhecido como “seu” Ático, Souza nasceu em Monte Santo (BA), e um de seus primeiros trabalhos ao chegar a São Paulo, em 1949, foi com a família Fasano. As informações são da Folha de S. Paulo.

+Aprenda a fazer a premiada receita de tiramisù do Fasano
+Chefs do Mocotó e Fasano se unem para doar marmitas
+Aprenda a preparar nhoque rústico com ricota, pesto e cogumelos

Começou trabalhando com no escritório da Confeitaria Fasano, no centro da capital paulista, mas logo deixou o emprego para trabalhar no restaurante Ca’d’Oro, onde descobriu a vocação de atender os clientes e cuidar do salão.

Entrou como ajudante de garçom e saiu como mâitre, de volta para a família Fasano, com quem trabalhou por 30 anos. Foi chefe de salão do Fasano e do Parigi – neste último, se divertia servindo a receita de bollito misto, cozido italiano que era levado à mesa em um carrinho de prata.

Apesar de aposentado, costumava visitar o Parigi algumas vezes por semana. As visitas pararam em 2019, quando seu Atico já estava com 93 anos e bem menos disposição.

Seu Ático foi hospitalizado na última sexta-feira (15) para tratar uma fratura no fêmur. Sofreu uma parada respiratória ao voltar para casa e não se recuperou.

(*) Da redação da Menu