A mudança climática tem impactado de inúmeras formas no planeta, e a alimentação não fica de fora. Para os amantes de sushis e sashimis, pratos tradicionais da culinária japonesa (em geral à base de peixe cru, como atum e salmão), a notícia é preocupante: o aumento das temperaturas globais tem alterado ecossistemas inteiros, como o marinho, prejudicando peixes e outros frutos do mar.

Segundo reportagem publicada no site Tasting Table, os pescados estão entre os alimentos mais atingidos por todas essas alterações no clima. A publicação informa que o aumento da temperatura está atrapalhando a recuperação de populações marinhas – já extremamente exploradas para a alimentação – e levando à proibição da pesca de alguns frutos do mar, como o caranguejo gigante do Alasca. Outras espécies, como o salmão Chinook, estão em risco de extinção, já que a seca e as altas temperaturas da água destroem o habitat natural dessa espécie.

No caso do Japão, que tem uma cultura tradicionalmente focada nos pescados, a mudança climática pode ter um efeito devastador sobre a gastronomia – e pescadores locais já estão notando problemas decorrentes disso. Atum, lula e salmão, alguns dos pilares da dieta japonesa, estão diminuindo em qualidade e quantidade nos mares.

Por isso, especialistas apontam que agora é mais importante do que nunca apostar em uma pesca sustentável, que permita que as populações marinhas tenham tempo e condições para se recuperar. Caso contrário, o sashimi pode acabar desaparecendo das mesas, e não só no Japão.