Quando a maioria das pessoas imagina os impactos da mudança climática no planeta, provavelmente nem pensa nos climas desérticos, já conhecidos por serem quentes e áridos. No entanto, nos desertos do México e do sudoeste americano, as condições se tornaram tão extremas recentemente que até mesmo as plantas resistentes à seca estão começando a sentir o impacto, o que pode ser uma má notícia para os fãs de tequila do mundo, segundo informações do site Tasting Table.

De acordo com a Fox 4, as contínuas condições de seca no centro e sul do México, combinadas com calor extremo fora de época, estão dificultando a sobrevivência até mesmo de plantas suculentas, como o agave, que é o principal ingrediente da tequila e do mezcal.

Infelizmente, a tendência do clima prejudicial não parece estar diminuindo. Os dados mostram que a maioria das áreas de cultivo de agave do México receberam menos de um quarto de sua precipitação normal no primeiro trimestre deste ano, enquanto as temperaturas nas regiões do sul do país ultrapassaram os recordes em fevereiro. Se esses padrões continuarem, isso pode significar um desastre para a categoria de bebidas alcoólicas que tem disparado em popularidade nos EUA.

A razão pela qual as plantas de agave conseguem sobreviver ao calor e seca recordes é sua capacidade única de adaptação ao ambiente, que lhes permite fechar os poros durante o dia, o que as impede de perder água.

Dificuldades na polinização

No entanto, os polinizadores dos quais as plantas dependem para se reproduzir não estão se saindo tão bem no calor… Humanos, morcegos, abelhas e beija-flores são suscetíveis à desidratação e danos causados pelo calor intenso e desempenham um papel importante nos ciclos de vida dessas plantas.

Por exemplo, morcegos de nariz comprido evoluíram especificamente ao lado da planta de agave para se alimentar de seu néctar, um processo que leva à polinização cruzada e à reprodução vegetal. Sem esses morcegos, a sobrevivência do agave fica ainda mais em risco.

Felizmente, pode haver outras soluções para o cultivo de agave, que é importante não apenas para preparar sua tequila favorita, mas também como adoçante natural. De acordo com a CNN, estudos estão em andamento para testar o crescimento de plantas de agave em partes da Califórnia, nos Estados Unidos, onde a mudança climática tornou algumas terras áridas demais para outras culturas – mas ainda são boas o suficiente para o crescimento do agave.

Na Califórnia, o agave também seria menos dependente de morcegos para polinizá-lo, de modo que as plantas poderiam prosperar, desde que pudessem sobreviver às mudanças imprevisíveis nas chuvas que o estado está enfrentando atualmente.