08/03/2024 - 12:23
Um levantamento realizado a partir da base de informações da Apubra (Associação Pizzarias Unidas do Brasil), que há 21 anos atua no fomento de informações de mais de 400 pizzarias associadas, mostrou que 17,4% do gerenciamento dos estabelecimentos do setor é feito por mulheres. Já um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que 10,3 milhões de mulheres são donas ou responsáveis por conduzir empresas no país — número que representa 34% de todos os empreendedores no Brasil.
A inserção das mulheres no mercado de pizzarias é um dos propósitos empenhados pela Apubra que, a partir de diálogos, capacitações e identificação de empresárias, fomenta ainda mais o setor.
“A presença feminina vem crescendo no mercado de pizzarias nos últimos anos, e essa mudança traz grande satisfação. A equidade e diversidade são essenciais para atribuir equilíbrio na gestão dos negócios, principalmente porque as mulheres já fazem parte do cotidiano dos estabelecimentos e sempre levaram a força feminina para dentro das pizzarias”, comenta Leandro Goulart, presidente da Apubra.
A seguir, confira as histórias de duas associadas da Apubra que trazem um contraste de gerações: Gabriela Bressan, de 26 anos, e Neuzeli Furio, de 76 anos.
‘Capacitação é a chave para conquistar espaço e ganhar credibilidade no setor’
A jovem Gabriela Bressan entendeu a afirmação e partiu na busca por aperfeiçoamento para engrenar a carreira. Hoje, ela é responsável pela administração da Pizzaria Mamma, em Três Lagoas (MS), antes administrada por sua família desde seu nascimento.
Em 2016, Gabriela ela foi para São Paulo para estudar administração, já que sonhava em trabalhar em grandes multinacionais. No entanto, a veia empreendedora falou mais alto.
“Sempre estive presente na pizzaria, mas quando fui estudar fora, passei a ajudar com coisas que não fazia antes, como marketing e outras atividades. Com o tempo, percebi que eu poderia usar todo o meu conhecimento para fazer o nosso negócio crescer e não para trabalhar com outras empresas, então voltei para casa e comecei a liderar as atividades na Mamma”, compartilha.
Desde 2019, a empreendedora tem o desafio de gerenciar mais de 20 colaboradores fixos e mais 25 rotativos, além de levar novidade e inovação para a produção mensal de mais de 5 mil unidades de pizzas por mês.
“Busco tudo o que há de novo no mercado fora da região que moro e trago para os consumidores, alinhando estratégia, sabores e muito carinho para levar o melhor para eles”, comenta.
Dentro dessa jornada, Gabriela também encontra percalços para executar o trabalho que aprendeu ao longo da vida e também na faculdade, mas vê neles impulso para ir além do que esperam. “Boa parte das pizzarias são comandadas por homens, e quando veem que é uma mulher que está à frente do negócio se assustam […] Demorei para ganhar a confiança dos colaboradores e dos clientes, mas hoje eu consigo tirar de letra esse desafio”, finaliza.
Legado de três décadas
Já na cidade de Paraguaçú Paulista, a 465 km da capital de São Paulo, a empreendedora Neuzeli Furio faz história no setor de pizzarias. Com mais de 35 anos de experiência, a empresária de 76 anos comanda a Dardanella Pizzaria com bom humor, vitalidade e com muita bagagem do setor.
A empreendedora começou a trajetória com pizzarias a partir da vontade de não perder um prédio que já estava há gerações na família e abrigava uma loja de móveis.
“Depois que decidimos abrir uma pizzaria, nós fomos para São Paulo, buscamos inspirações e começamos a fazer tudo do zero. Construímos o forno à lenha, aprendemos a fazer as pizzas e gerenciar, mesmo sem a experiência necessária para abrir o negócio. Agora, nós colhemos os frutos deste trabalho, já que temos funcionários que estão conosco desde que abrimos a pizzaria”, conta Neuzeli.
Com dois salões e uma produção de mais de 2 mil pizzas por mês, ela não esconde a felicidade ao ver o legado que construiu. “As pessoas gostam de vir aqui para celebrar aniversários, comemorações e contar a história das suas vidas dentro da pizzaria. Por isso, há mais de 10 anos nós decoramos o nosso espaço para esses eventos. Até casamento já aconteceu por aqui”, compartilha, revelando que conta com uma equipe com mais de 20 funcionários.
Segundo Neuzeli, empreender faz parte de uma construção constante com o consumidor. “Só cresci e estou aqui até hoje porque sempre gostei muito de conversar com as pessoas. Então, busque sempre ouvir o cliente, trazer sabores diferentes e ser uma pessoa que recebe com carinho e cuidado quem frequenta o espaço”, finaliza.