da redação da Menu

A Nasa, agência espacial norte-americana, vai pagar até US$ 500 mil (cerca de R$ 2,7 milhões) para quem apresentar uma boa ideia (e comprová-la) sobre a produção de alimentos no espaço. A agência vai receber as sugestões até o dia 30 de julho deste ano.

+Restaurante inglês tenta lançar pastel ao espaço, mas quitute cai na França
+Rede de supermercados lança nugget ao espaço sideral
+Alfândega holandesa confisca sanduíches de presunto da Inglaterra

A ideia é que os astronautas dependam menos de alimentos desidratados e preparados na Terra, especialmente para missões de longa duração, caso de uma viagem à Marte, por exemplo.

Segundo Grace Douglas, cientista-chefe de tecnologia alimentar da Nasa, é preciso pensar em novas ideias para alimentar os astronautas, levando em consideração os recursos limitados de uma espaçonave e a necessidade de produzir a menor quantidade possível de resíduos.

“A Nasa tem conhecimento nessa área, mas sabemos que tecnologias e ideias diferentes existem fora da agência”, disse Douglas em entrevista à agência United Press International.

De acordo com o cientista, uma alimentação repetitiva causa estresse na tripulação, especialmente depois de vários meses em órbita.

Em estações espaciais, o problema pode ser solucionado parcialmente com as missões de reabastecimento de combustível e alimentos, que ocorrem esporadicamente. Em uma viagem de longa duração, no entanto, seria impossível contar com esse tipo de apoio.