Mesmo tendo diferentes teorias acerca de sua criação, o Negroni se consagrou como um dos coquetéis mais clássicos do mundo. Com possível origem em meados de 1919 em Florença, na Itália, a bebida que leva gin, Campari, vermute tinto e laranja teria nascido como uma variação do Americano — que leva Campari, vermute tinto e água com gás. Esse, por sua vez, seria um expoente do original Milano-Torino, feito somente com bitter italiano e vermute tinto. De tempos em tempos, uma derivação de um drink clássico aparece, e com o Negroni não seria diferente: em 2001 nasceu o Negroni Bianco, inventado por um bartender britânico na França.

Enquanto o drink tradicional é preparado com vermute tinto, sua versão repaginada leva vermute branco. Além disso, o Campari pode ser substituído pelo Lillet, aperitivo à base de vinho, ou amaro bianco, criando “uma bebida mais leve ao paladar; enquanto o tradicional é para quem gosta de bebidas mais fortes”, conforme explica Jeremias Pereira, sócio da Veridiana Pizzaria, em São Paulo. 

Apesar de “perder” para a versão tradicional do drink em número de unidades vendidas no estabelecimento, o Negroni Bianco tem ótima aceitação entre o público, segundo Pereira. A seguir, aprenda a receita do coquetel feito na Veridiana Pizzaria.

Receita de Negroni Bianco

Negroni Bianco da Veridiana Pizzaria/Divulgação

Ingredientes

  • 30 ml de gin
  • 30 ml de Vermute Carpano Bianco
  • 30 ml de Amaro Bianco

Modo de preparo

  • Em um copo mexedor, adicione bastante gelo. Acrescente o vermute, o gin e o amaro;
  • Mexa suavemente até gelar bem a mistura. Coe para um copo baixo com gelo;
  • Finalize com um gomo ou zest de laranja.

Serviço

Veridiana Pizzaria

Rua Dona Veridiana, 661, Higienópolis
Rua José Maria Lisboa, 493, Jardins
Rua Turiassú, 98, Perdizes

11 3801-9000 | @veridianapizzaria