21/12/2022 - 13:17
Natal chegando e os preparos já estão a todo vapor. No Brasil, as tradições à mesa nesta época do ano geralmente incluem assados, como peru, aves, pernil, pescados. Mas nem sempre é assim em outros países, que têm suas próprias comidinhas típicas para celebrar esta época do ano. Confira abaixo 20 pratos de Natal populares em outros países para a ceia mais importante do ano, compilada pelo site Bored Panda:
1. Austrália: camarões ao barbecue
Pescados são muito populares na ceia natalina em diversos países, e são ótimos para quem deseja uma refeição mais leve nas festas. Na Austrália, porém, os frutos do mar são muito celebrados em festas, especialmente os camarões, que têm marcado presença na tradição de Natal por lá desde os anos 1980. Isso ocorre porque faz muito calor na Austrália nesta época do ano, então assar um peru enorme não parece uma boa ideia para eles. Assim, eles preferem servir camarões com molho barbecue na ceia.
2. Espanha e Argentina: leitão assado
Pois é, parece que o porco é mais popular que o peru nas mesas natalinas ao redor do mundo -e também é muito consumido por aqui, não apenas durante as festas. O leitão assado é o prato de Natal preferido em países de influência ibérica, como Argentina, Cuba e México, além de Espanha e Portugal, claro. Geralmente, os acompanhamentos para o leitãozinho incluem batatas e cebolas caramelizadas, feijão preto e arroz, a depender do país.
3. Europa Central: carpa frita
A carpa não parece ser exatamente um peixe associado às festividades natalinas. Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, é até considerado um produto de segunda qualidade. Mas isso muda nos países da Europa Central e do Leste, onde se transforma na grande estrela da ceia natalina. Por lá, a carpa é servida frita, com manteiga, acompanhada de batatas e vegetais. Na Polônia, o peixe é marinado no leite, depois empanado com farinha e, finalmente, frito. Já na Hungria, sempre tem uma sopa de peixe na mesa de Natal – as escamas dos pescados atraem boa sorte e prosperidade no novo ano, segundo as tradições locais.
4. Europa Oriental: charutinhos de repolho
O sarma, ou sarmale, é um charutinho feito de repolho recheado com carne de boi, porco, arroz e cogumelos. Parece simples, mas é extremamente popular nos países da Europa Oriental, como Romênia, Ucrânia, Sérvia e Bulgária. Na ceia, são servidos com creme azedo ou acompanhados de purê de batatas ou massa.
5. México, América Central e América do Sul: tamales
Considerado uma das grandes comidas afetivas de todos os tempos, os tamales (uma espécie de pamonha, mas salgada) é um prato muito popular na ceia natalina de países das Américas Central e do Sul, principalmente o México. São feitos de milho fresco transformados numa pasta, com vários tipos de recheios, como linguiça e temperinhos, depois envolvidos na palha do milho e cozida na água.
6. Rússia, Belarus, Áustria, Alemanha: ganso recheado
Ganso definitivamente não é um prato comum no Brasil, aparecendo, no máximo, na mesa das famílias de origem alemã. Porém, é uma ave de grande porte e sabor pronunciado, e tem tudo a ver com a ceia de Natal. É um prato bem popular em países como Rússia, Áustria, Belarus e Alemanha, geralmente servido assado e recheado com maçãs e ameixas. De acompanhamento, costuma-se servir repolho roxo refogado e massas delicadas à base de batatas. A carne do ganso é mais escura que a do frango e de outras aves, como o peru, e quando assado forma uma crosta na assadeira que permite fazer um molho intenso para servir junto.
7. Bolívia: sopa picana
A sopa picana é extremamente popular na Bolívia e um prato muito amado no Natal deles. Basicamente, é um caldo preparado com vários tipos de carne, como frango, cordeiro e boi, e uma infinidade de vegetais, incluindo espigas de milho, batatas, cenouras, ervilhas, cebolas e pimentas. Para acompanhar, um bom vinho ou cerveja.
8. Países Baixos: gourmetten
Quem quer celebrar o Natal à moda holandesa, não pode deixar de lado o gourmetten. O prato, servido em pequenas e charmosas panelinhas de raclete, vem com vários tipos de carnes fritas e vegetais, com uma série de acompanhamentos e molhos. Basicamente, um banquete de Natal! A ideia, nos Países Baixos, como a Holanda, é desfrutar do gourmetten com família e amigos, provando de tudo um pouco e misturando os sabores e ingredientes, por horas à mesa, acompanhado de uma taça de vinho tinto. O gourmetten pode incluir também sobremesas, panquequinhas e omeletes, como um brunch, só que na ceia.
9. Armênia: anoush abour
Também conhecido como “pudim de Ano Novo da Armênia”, o anoush abour é a estrela da ceia de Natal naquele país por muitos séculos. O nome significa algo como “sopa doce”, e descreve perfeitamente esse prato. Os ingredientes incluem variedades de castanhas e frutas, a depender da preferência de cada família. Em geral, leva amêndoas, pistaches, pinoles, avelãs, nozes pecã, pêssegos, uvas passas e cranberries. A essa mistura deliciosa somam-se grãos de cevada, canela, mel ou açúcar, além de sementes de romã. Vale lembrar que o Natal armênio é comemorado no dia 6 de janeiro (por aqui, nesta data celebramos o Dia de Reis).
10. Gana e Nigéria: arroz jollof
O arroz jollof é muito famoso na África Ocidental e um prato que não pode faltar na ceia natalina de países como Nigéria e Gana. A delícia festiva consiste em arroz de grão longo com carnes, vegetais e especiarias, tudo cozido junto em uma única panela. Na Nigéria, a receita usa arroz parboilizado (pré-cozido), tomates, pimentas, cebolas, óleo vegetal e caldo. Para servir, o arroz é coberto com frango, carne, cordeiro ou peixe, assim como bananas fritas, vegetais no vapor, salada de repolho do tipo coleslaw, etc.
11. Dinamarca: pato assado e pudim de arroz
Outra ave bacana para servir na ceia do Natal, no lugar do peru, é o pato, muito popular na Europa na época das festas, especialmente na Dinamarca. A tradicional ceia dinamarquesa inclui pato assado como principal, servido com repolho roxo, batatas cozidas e caramelizadas. Após a farta refeição, é servida a sobremesa, que geralmente inclui o danish risalamande, um tipo de oudim de arroz com amêndoas e creme fresco batido, como chantili.
12. Lituânia: kūčiukai
Kūčios (eita nome difícil!) é o prato tradicional de Natal na Lituânia. Trata-se de um bolo feito de massa levedada e muitas sementinhas de papoula. Em geral, os docinhos são degustados puros, mas também é costume mergulhá-los no leite de papoula para mais suculência. Nas antigas tradições lituanas, esses bolinhos eram feitos de pão e preparados para os vėlės – espíritos dos antepassados. Assim, as famílias costumavam deixar assentos vazios à mesa para os entes queridos que já se foram, e deixar bolinhos durante a noite em homenagem a eles.
13. Sérvia, Suíça, Eslovênia, Paraguai, Papua Nova Guiné, Filipinas: porco assado
Como mencionamos mais acima, o porco é realmente o principal concorrente do peru na ceia de Natal, no mundo todo. Cortes suínos assados são uma iguaria natalina em vários países, principalmente na Sérvia, Suíça e Eslovênia, além das Filipinas e de Papua Nova Guiné. No Brasil, o porco também é muito amado e celebrado nesta época do ano. O acompanhamento do pernil, lombo, costelinha ou leitão varia no mundo todo, sendo que os mais comuns podem ser salada de batata, linguiças, massas ou pratos com feijões.
14. Jamaica, Trinidad e Tobago, Barbados, África do Sul, Suécia, Finlândia, Islândia: presunto assado
Ah, o tender… Basicamente, um pedaço de presunto, feito de pernil suíno, marinado e assado, é a cara do Natal em vários países, fazendo parte, inclusive, da ceia brasileira em muitos lares. Suécia, Finlândia, Barbados, Islândia e África do Sul, entre outros países, adoram um tender no Natal. Para servir, costuma-se cobrir o presunto assado com molhos agridoces feitos com melado de cana ou açúcar mascavo, abacaxi, etc.
15. Hungria: sopa de peixe
A sopa de peixe, ou “sopa do pescador”, é um prato muito comum na Hungria e bastante estimado na ceia de Natal. Há várias formas de preparar essa iguaria, que sempre inclui uma variedade de pescados frescos. Pode ser consumida pura, com ou sem creme de leite, ou servida sobre massa. A páprica não pode faltar na receita, é ela quem traz uma corzinha e sabor picante ao prato. Para acompanhar, salada de batatas e biscoitos de nozes em formato de lua crescente.
16. Guiana: pepperpot
Pouco se ouve falar da culinária das Guianas, mas um prato bem popular por lá, no Natal, é o peppertpot, feito com carne ensopada (porco, boi, carneiro, frango), temperada com canela, cassareep (um tipo de molho feito de mandioca, comum por lá) e pimentas bem picantes. É servido com pão feito em casa, arroz ou vegetais cozidos. Como leva horas para ficar pronto, o pepperpot é sempre feito em grandes quantidades, num caldeirão, assim pode ser degustado por vários dias (o cassareep acaba agindo como um conservante, preservando o prato fresco por mais tempo).
17. Estônia: verivorst
O verivorst é o prato nacional da Estônia, e, certamente, é um gosto adquirido: consiste em salsichas feitas de sangue (como o chouriço) servidas com molho de cranberry, batatas coradas, geleia de frutas vermelhas e mulgi kapsad – prato tradicional de lá feito de porco, centeio e chucrute. É o preparo natalino mais amado da Estônia, mas também é comum na Finlândia, com o nome de mustamakkara, e na Islândia, conhecido como blóðmör. Na Estônia, é comum degustar o verivorst com manteiga ou creme azedo e geleia de lingonberry, um tipo de frutinha vermelha ácida.
18. Angola: fungi ou pirão
O Natal é bastante celebrado em Angola, assim como no Brasil, e é costume as famílias e amigos se reunirem por horas ao redor da mesa após a Missa do Galo. A estrela da ceia é um prato conhecido como fungi ou pirão (sim, a mesma palavra que a nossa), um tipo de mingau ou polenta que pode ser feito de milho ou mandioca. O fungi é servido com arroz, batata frita, massa e pescados. Após o banquete, chega a hora da sobremesa, geralmente um bolo de reis, feito com frutas secas e nozes.
19. República Democrática do Congo: fufu e sopa de quiabo
A sopa de quiabo é muito popular nos países da África Central e Ocidental, mas é especialmente amada na República Democrática do Congo. É basicamente um ensopado feito com quiabo cortado em cubos, folhas verdes e carne ou peixe. O prato é rápido e fácil de fazer e é muito reconfortante de degustar na ceia natalina. Geralmente, a sopa de quiabo é servida com o fufu, uma espécie de massa cozida feita de mandioca servida em rodelas ou como purê.
20. Vários países: peru assado
Sim, o peru não poderia faltar nesta lista, pois realmente é um prato muito estimado nas festas natalinas. Não apenas no Brasil, mas também em outros lugares, como Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e em vários países da América Latina, como o Peru. Por lá, que tem uma das gastronomias mais celebradas do mundo, a ave é recheada com farofa crocante à base de farinha de mandioca e decorada com frutas frescas ou em calda. Na França, o recheio do peru varia, elaborado com castanhas portuguesas cozidas.