Por causa da invasão à Ucrânia, a multinacional Nestlé decidiu interromper as vendas de produtos considerados “não essenciais” na Rússia – e os populares chocolates KitKat e o achocolatado Nesquik estão nessa lista, revelou a empresa.

+Franquia do Burger King na Rússia se recusa a fechar 800 lojas
+Marca russa que copia McDonald’s vira piada nas redes sociais
+Conheça 10 países em que não é possível comer no McDonald’s

A decisão não tem precedentes, já que a Nestlé sempre continuou atuando normalmente em situações semelhantes, informa reportagem da agência de notícias Reuters.

Neste caso, porém, as medidas foram adotadas após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticar as empresas que continuam a operar na Rússia após o início do conlfito.

Zelensky abordou diretamente a Nestlé, acusando-a de não respeitar o próprio slogan (“boa comida, boa vida)”. A companhia já estava sendo criticada por ativistas, investidores e figuras políticas por não se solidarizar com a Ucrânia

Antes de anunciar a decisão, a multinacional disse que não registrava lucros na Rússia e há havia suspendido a publicidade e os investimentos no país. “Apoiamos o povo ucraniano”, garantiu a Nestlé, por meio de comunicado.

(*) Da redação da Menu