A preocupação do consumidor com o meio ambiente ou com hábitos mais saudáveis segue impulsionando o mercado vegano ao redor do mundo. De acordo com um levantamento feito pela Allied Market Research, o setor foi avaliado em USD$ 19,7 bilhões em 2020 e a expectativa é que ultrapasse os USD$ 36,3 bilhões até 2030.

Apesar dos esforços recentes para a produção de produtos veganos, o Dia Mundial do Veganismo é celebrado desde 1º de novembro de 1994.

A data simboliza os 50 anos do The Vegan Society – instituto mais antigo sobre a causa – e busca conscientizar sobre o consumo de produtos de origem animal feito a partir de exploração animal, como derivados de leite, mel, ovo, roupas de couro, carne e até mesmo produtos cosméticos testado em bichos.

Para acompanhar essa tendência, algumas empresas investem na criação de sabores veganos para atender essa demanda, conheça:

Mais1.Café

Uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, a Mais1.Café trabalha bebidas da mais alta qualidade em várias opções, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial.

Para atender o público vegano, a franquia desenvolveu, em parceria com a Nature’s Heart, da marca Nestlé, o primeiro leite vegetal da rede. A bebida, disponível na versão barista, é uma das opções para o preparo dos mais de 20 sabores quentes e gelados, como Moccha, Caramel, Cappuccino e outras bebidas disponíveis no cardápio.

Mr. Fit

Pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, a Mr. Fit tem mais de 500 unidades. A rede oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, além de um cardápio low carb.

Entre as opções veganas, conta com o Burger Fit Vegan, composto por hambúrguer vegano, molho especial da marca, cebola roxa, rúcula, tomate seco no pão macio e integral com gergelim. Está disponível em todas as lojas físicas da rede.

Johnny Rockets

Rede americana de hamburguerias ambientada nos anos 1950, o Johnny Rockets inclui no cardápio o lanche The Streamliner, com burger 100% vegano à base de quinua, especiarias e soja, com picles, cebola grelhada, alface picada, tomate e mostarda, servido em pão especial vegano, disponível por R$ 41,00.

Além do carro-chefe veggie, o consumidor também pode substituir o hambúrguer de carne ou frango em qualquer sanduíche pela opção vegana.

Cuor di Crema

Gelateria artesanal de método italiano, a Cuor di Crema utiliza como matéria-prima frutas frescas e produz os gelatos à base de leite ou, no caso dos sabores veganos, água. Entre eles, estão os tradicionais morango, limão sciciliano, maracujá e manga.

Mas o destaque fica para o Cioccolato Fondente 70%, gelato de chocolate amargo 70% cacau, sem adição de leite, na intensidade perfeita para os paladares mais sofisticados.