O Brasil celebra o Dia Nacional do Café neste sábado, 24, reforçando a presença do ingrediente no cotidiano dos cidadãos e rememorando o processo de cultivo de seus grãos. A data eleita pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) marca o início da colheita do ingrediente em território nacional.

O município de Serra Negra, localizado no Circuito das Águas Paulista, a cerca de 80km de Campinas (SP), é um dos que se destacam na produção dos grãos. Pensando nisso, a Revista Menu indica locais para celebrar a data gastronômica em Serra Negra.

+ Exímia representa o Brasil na lista dos 10 melhores novos bares de coquetéis do mundo
+ Band anuncia 12ª temporada do MasterChef Brasil com participação de Evaristo Costa

Confira onde celebrar o Dia Mundial do Café em Serra Negra (SP)

Museu do Café Vale do Ouro Verde

Museu do Café Vale do Ouro Verde – Foto: Reprodução/Instagram

A instituição conta com um passeio cultural batizado “Do cafezal ao cafezinho” que busca divulgar a história, natureza e cultura – com acervo de objetos antigos, máquinas e fotos – de uma família imigrante italiana fundadora da propriedade.

O espaço, emoldurado por cafezais, funciona aos fins de semana com entrada franca e atendimento a grupos com agendamento.

Estrada Municipal Amathis Franchi, km 05 – Vale do Ouro Verde | (19) 9 7147-6542 | @museudocafesn

Café Santa Serra

Café Santa Serra – Foto: Reprodução/Instagram

O Café Santa Serra proporciona uma pausa para apreciar a bebida em um ambiente bucólico e acolhedor. Essa opção é ideal para aqueles que buscam um lugar para desacelerar e apreciar os sabores e aromas do café artesanal em meio à natureza de Serra Negra.

Estrada Municipal José Renato Pulini Marchi Sítio Santa Rosa Barrocão – Serra Negra | (19) 99743-6667 | @cafesantaserra

Café Nonno Marchi

Café Nonno Marchi – Foto: Reprodução/Instagram

O restaurante integrante da Rota do Café traz um empreendimento familiar que cultiva grãos 100% arábicas a 1.150 metros de altitude. Além do menu, o local oferece visitas guiadas que exibem a lavoura, os processos de produção e terminam em uma degustação do café local.

Estrada Municipal José Amatis Franchi Bairro da Serra, Serra Negra | (19) 99717-2143 | @cafe.nonnomarchi

Além das indicações, vale ressaltar a importância das marcas Café Grão da Serra e Café da Montanha, que, embora não recebam visitantes em suas propriedades, visam reforçar a tradição e qualidade da produção no interior de São Paulo.