Sempre tem uma tendência culinária bombando no TikTok – algumas delas, aliás, um tanto esquisitas, diga-se de passagem. É justamente o caso do mel congelado, a mais nova mania da rede social de vídeos curtos.

+Gordon Ramsay surpreende fãs com receita de bacon vegano
+Confira receita fácil de rolinho de bacon que virou mania no TikTok

A moda começou nos EUA e consiste em colocar mel em uma garrafa de plástico, levá-la ao freezer e depois apertá-la, para tirar o líquido congelado e comê-lo. A ideia caiu no gosto dos usuários do app e, até o momento, a hashtag #FrozenHoney (mel congelado) já teve mais de 600 milhões de visualizações.

@averycyrusBrb gotta go get my stomach pumped 🤪

♬ original sound – Avery

Antes que você se empolgue e decida fazer a brincadeira em casa, porém, fica o aviso: muita gente relatou que teve uma dor de barriga daquelas e precisou sair correndo para o banheiro depois de comer o mel congelado.

Segundo reportagem do canal de televisão norte-americano NBC, o problema é causado pela alta quantidade de mel consumido de uma vez, que deixa o organismo saturado de açúcar.

“Mel é um excelente alimento, desde que consumido em pequenas quantidades. É loucura o que as pessoas estão fazendo nesses vídeos”, afirmou Kristin Kirkpatrick, nutricionista da Cleveland Clinic.

De acordo com Kristin, um terço da população tem intolerância à frutose, o tipo de açúcar presente no mel. Em excesso, esse açúcar pode causar diarreia, cólicas estomacais, gases e inchaço abdominal.

Apesar de não causar problemas mais sérios, a especialista recomenda que as pessoas não tentem repetir a brincadeira em casa. “Não faz sentido passar mal apenas para conseguir curtidas em uma rede social”, disse.

(*) Da redação da Menu