Alimentos ricos em sal e açúcar podem não ser saudáveis, mas certamente são muito atraentes para a maioria das pessoas. E se pudéssemos, de alguma forma, apreciar seu sabor sem realmente comê-los? Segundo a Scientific American, uma equipe de estudantes projetou uma colher com uma estrutura tal que consegue estimular as papilas gustativas a produzir uma sensação de doçura – sem adição de calorias ou produtos químicos.

O projeto segue trabalhos anteriores, que envolvem talheres capazes de intensificar sabor. No caso, uma equipe japonesa desenvolveu hashis, os tradicionais palitinhos comuns na cultura oriental, que amplificam o sabor salgado.

Agora, cinco alunos de graduação e pós-graduação, nos Estados Unidos, queriam desenvolver uma nova colher, batizada de Sugarware, para pessoas com doenças como diabetes, que afeta 11,3% da população dos EUA, e que precisam deixar o açúcar de fora da dieta.

Esse utensílio teria várias protuberâncias, criando uma área de superfície maior para pressionar a língua. Essas protuberâncias são cobertas com uma camada permanente de moléculas chamadas ligantes. Essas moléculas, por sua vez, se ligam a proteínas receptoras presentes na superfície das células gustativas, que normalmente reagem a moléculas de açúcar ou adoçantes artificiais.

Assim, a ligação pode desencadear uma cascata de sinais nervosos, fazendo com que o cérebro registre uma sensação de doçura. Com o uso da colher inovadora, um restaurante poderia, por exemplo, “estimular os receptores de doçura… sem adicionar açúcar ou adoçantes artificiais ao alimento”, explicou a equipe durante o Biodesign Sprint de 2022, uma competição educacional online na qual pesquisadores lançam ideias que podem ser transformadas em realidades comerciais. A Sugarware conquistou o segundo lugar na categoria estudantes.

Ampliando o sabor

Além do sal e do açúcar, os pesquisadores da Sugarware também estavam interessados em reduzir a necessidade de adoçantes artificiais.

Resta saber se os utensílios para realçar o sabor vão realmente marcar um gol com os consumidores. Por enquanto, nem a equipe japonesa que desenvolveu hashis especiais, nem os criadores da Sugarware, têm planos de comercializar seus projetos.

Mas, como destacou o site da Scientific America, não é necessário usar garfos ou facas cheios de superpoderes para realçar o gosto dos alimentos e ampliar o prazer da alimentação. Pesquisas anteriores mostram que o peso, a cor e a forma dos utensílios normais podem mudar a maneira como percebemos o sabor da comida. Portanto, vale selecionar uma variedade de talheres e criar, você mesmo, suas próprias experiências sensoriais para degustar uma sobremesa ou o prato de sua preferência.