28/02/2023 - 16:42
Pesquisadores da Northwest Minzu University, na China, conduziram um estudo sobre o impacto do consumo de refrigerantes na testosterona masculina. Os resultados do artigo, publicados na revista científica Acta Endocrinol, segundo o site FoodBeast, vêm causando polêmica, pois sugerem que as bebidas carbonatadas aumentam não apenas os níveis de testosterona nos homens, mas também o tamanho dos testículos.
O objetivo por trás do estudo era determinar se a fertilidade é afetada negativamente com o consumo dessas bebidas, como estudos anteriores mostraram. Nos artigos precedentes, os resultados mostraram que o consumo de refrigerante prejudicou as funções reprodutivas, reduziu a quantidade e a motilidade dos espermatozoides, mas este último estudo descobriu o contrário.
Usando camundongos como cobaias, os pesquisadores designaram vários grupos de animais machos. Apenas água foi fornecida para um grupo, enquanto os outros receberam diferentes quantidades de Coca-Cola e Pepsi.
Testes de sangue e peso, incluindo medições do diâmetro do testículo, foram realizados durante um período de 15 dias, enquanto os camundongos consumiam os líquidos fornecidos. No último dia, os cientistas observaram que os testículos dos camundongos que beberam Coca-Cola ou Pepsi aumentaram significativamente.
“Os resultados demonstraram que uma alta dose de Pepsi-Cola ou Coca-Cola pode promover o crescimento e desenvolvimento dos testículos”, afirmaram os pesquisadores no estudo. Juntamente com o crescimento testicular, o estudo também descobriu que a testosterona sérica dos camundongos havia aumentado, o que é uma evidência do aumento da secreção de testosterona.
“Em conclusão, beber Coca-Cola e Pepsi-Cola pode promover o desenvolvimento dos testículos, aumentar a secreção de testosterona, aumentar as concentrações séricas de EGF e também acelerar as expressões da proteína AR nos testículos dos camundongos.”
Deixando de lado os resultados atuais, pesquisadores enfatizaram que as descobertas nos diferentes estudos são contraditórias. Por exemplo, um estudo entrevistou 2.500 homens e os resultados mostraram que beber um litro de refrigerante todos os dias reduziu a quantidade de esperma em 30%. Outra pesquisa descobriu ainda que o refrigerante afeta a ovulação, causando alterações nos hormônios. À luz das descobertas mais recentes, ainda são necessárias mais pesquisas sobre a conexão entre bebidas carbonatadas e fertilidade.
Aqueles que procuram um aumento de testosterona devem estar atentos aos supostos poderes de aumento dos testículos causados pelo consumo do refrigerante, pois o consumo de bebidas carbonatadas ainda pode levar à obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Segundo a Coca-Cola, para cada lata de 300 ml, há 35 gramas de açúcar. Enquanto as latas de 335 ml da Pepsi possuem mais de 41 gramas de açúcar.