A maioria das pessoas segue a lei básica da cozinha, que é sempre lavar muito bem os alimentos antes do preparo. Porém, segundo o site TastingTable, não se deve lavar peixe cru.

Assim como ocorre com as aves e outras carnes cruas, lavá-las pode acabar espalhando bactérias nocivas na sua cozinha. Isso ocorre por que a água corrente não é quente o suficiente para matar os micro-organismos, nem fria o suficiente para que fiquem inativos. Então, ao lavar peixes, aves e outras carnes cruas, na verdade a única coisa que acontece é que as bactérias acabam espalhadas pela cozinha.

+Por que o frango cru não deve ser lavado nunca? Especialistas explicam
+Aprenda a preparar um delicioso peixe no papelote

De acordo com a NBC News, pesquisadores da Drexel University mostraram que lavar alimentos crus (no caso, aves cruas) na verdade permite que bactérias como a salmonela se espalhem pelas gotículas de água ao redor da área de preparação de alimentos. Então, quando se preparam outros alimentos nessa mesma área, sem desinfetar muito bem as superfícies antes, pode ocorrer a famosa contaminação cruzada. E o mesmo ocorre quando se lavam os peixes frescos.

De acordo com o WebMD, o peixe cru pode conter bactérias, incluindo salmonela, listeria e clostridium, que poderão se espalhar pela cozinha caso se decida lavar o pescado. Com base em amostras coletadas e testadas pelos laboratórios de campo da Food and Drug Administration dos EUA, quase 10% dos frutos do mar importados e 3% dos frutos do mar norte-americanos apresentaram resultado positivo para salmonela.

Em vez de perder tempo lavando o peixe fresco, cozinhe-o em temperatura adequada para matar as bactérias nocivas. De acordo com o USDA, a temperatura mínima para cozinhar o peixe é 62ºC. Se o peixe estiver muito úmido, seque-o com uma toalha de papel antes do preparo, para que sele bem por fora.

O marisco, porém, é uma exceção à regra de não lavar – se você estiver cozinhando mariscos como amêijoas, mexilhões, ostras ou vieiras, lave-os em água corrente para remover qualquer sujeira ou areia que possa estar dentro das conchas.