Por Suzana Barelli

Há quase três anos, em março de 2008, a Menu chegou as bancas com uma nova cara: projeto gráfico mais moderno; nova equipe e, principalmente, uma vontade enorme de fazer uma revista de enogastronomia preocupada com a qualidade da informação, com as notícias e as tendências deste mundo. E de levar todas estas histórias ao nosso leitor de uma maneira objetiva, com uma linguagem clara e direta.

As mais recentes premiações que recebemos mostra que estamos no caminho certo. Na segunda-feira, dia 22 de novembro, a Menu foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor revista de gastronomia de São Paulo. Ganhamos o “13o. Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia”, a única premiação que avalia as revistas do nosso segmento no Brasil. Junto com o primeiro lugar na categoria revista, conquistamos também o primeiro lugar com uma foto de Eduardo Delfim para a matéria “picadinho chique” (MENU 137). É uma foto linda (na minha opinião), na qual mostramos uma receita de cordeiro – uma carne com muita classe (e sabor) para o nosso popular picadinho. O Edu Delfim também ganhou o terceiro lugar com uma foto de sorvetes gourmets (MENU 134). A repórter Beatriz Marques ficou com o segundo lugar com uma reportagem sobre chefs sustentáveis  (MENU 135), um dos temas que procuramos trazer sempre para as páginas da revista. No total: quatro premiações, todas muito comemoradas aqui na redação.

A Menu, agora, dá um importante passo no mundo virtual. Estamos estreando o nosso blog, que será coordenado pela Beatriz. A ideia é trazer ainda mais informações deste mundo gastronômico – entendemos gastronomia aqui não apenas as receitas (que são importantíssimas), mas tudo que envolve seu segmento, dos vinhos e das cervejas, dos utensílios, das tendências etc. O blog também nos permite aproveitar os novos formatos de comunicação que a internet disponibiliza para mostrar mais da nossa revista para os amantes da gastronomia. Vídeos trazem o dia-a-dia das nossas reportagens. Na estréia, por exemplo, é possível conferir como foi feito o test drive que elegeu os melhores arrozes para risotos. No blog, há ainda entrevistas, noticias e receitas exclusivas.

Agora é torcer (e trabalhar) para que o blog tenha o mesmo sucesso que a revista impressa. Alias, enquanto escrevo este texto chegou a informação do crescimento da circulação da revista. Há três anos, o IVC (instituto que atesta a venda de revista) mostrava que 26 mil pessoas compravam a Menu, incluindo aqui assinantes e venda em banca. Agora superamos a marca de 60 mil assinantes.