23/03/2011 - 20:15
Por Beatriz Marques
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=z3o9y7cTiA8[/youtube]
O chef budista Toshio Tanahashi voltou ao Brasil para mostrar a culinária vegetariana do “Shôjin Ryori”, nos jantares de 23 e 24 de março, no restaurante Kinu, do hotel Grand Hyatt São Paulo.
Essa “culinária de devoção”, praticada nos mosteiros japoneses, faz somente uso de ingredientes naturais sem agrotóxicos e fertilizantes. Para executá-la com perfeição, Tanahashi, que esteve no País no começo de 2010, trouxe diferentes produtos na bagagem, como amido de kuzu para fazer o tofu de gergelim e o trigo sarraceno, usado em combinação com a farinha de trigo para fazer o soba, tradicional macarrão japonês. Koichi Mori, um dos assistentes de Tanahashi, mostra a trabalhosa elaboração da massa aos comensais do jantar, a partir das 20h (confira a demonstração no vídeo).
Mori vive em Sendai, um das regiões mais afetadas pelo terremoto e pelo tsunami que atingiram o Japão, e teve seu restaurante totalmente destruído. “Agora preciso começar tudo de novo”, diz ele, com a tranquilidade típica dos nipônicos. Ao ser questionado sobre a possível contaminação de ingredientes pela radiação, Tanahashi foi otimista. “Não acredito que vá prejudicar nossas plantações”. É o que todos nós esperamos.
O jantar, de sete tempos, custa R$ 135 por pessoa (inclui bebidas não alcoólicas). Saboreie as fotos a seguir.
Kinu
avenida das Nações Unidas, 13.301 – Brooklin (veja no mapa)
(11) 2838-1234 – São Paulo – SP