Acontece

O lendário chef Paul Bocuse completa 90 anos

Paul Bocuse ao lado do filho Jérôme Bocuse (foto: divulgação)

por Cintia Oliveira 

Nesta quinta (11), o lendário chef francês Paul Bocuse completa 90 anos e, como era de se esperar, a comemoração foi em grande estilo, com direito a bolo de aniversário em seu restaurante L’Auberge du Pont de Collonges, em Lyon, na França. Bocuse recebeu ainda do governo local uma medalha de ouro Ville de Lyon, até então concedida apenas a chefes de estado, e uma estátua em sua homenagem.

O lendário chef também recebeu homenagens pelas redes sociais, como a do chef Thomas Keller, do restaurante Per Se, de Nova York: “‘É nosso dever de dar sentido à vida das gerações futuras, compartilhando nosso conhecimento e experiência” Obrigado Paul Bocuse por compartilhar o seu. Somos eternamente gratos”. E a de Daniel Boulud, do restaurante Daniel, também de Nova York: “Você é um ícone e uma inspiração para todas as gerações de chefs ao redor do mundo”.

Considerado um dos precursores da nouvelle cuisine, movimento iniciado na França na década de 1970 que revolucionou a gastronomia mundial, Bocuse foi considerado o chef do século 20 ao ostentar por mais de meio século as tão cultuadas três estrelas Michelin – o topo das paradas para qualquer restaurante.

Entre outros feitos do chef está a criação do Institut Paul Bocuse, em 1990, que é uma das mais renomadas escolas de gastronomia do mundo. E do Sirha, uma das feiras de hotelaria e gastronomia mais importantes do mundo, que acontece a cada dois anos em Lyon.

Com a saúde debilitada devido ao mal de Parkinson, Bocuse não está tão à frente dos negócios como antes. Mas, vez ou outra, é possível vê-lo circulando pelo salão de seu restaurante. E segue inspirando uma legião de cozinheiros. “Aprendi com o meu pai a ter disciplina e a trabalhar com responsabilidade. Ele sempre me ensinou que, na cozinha, o ingrediente é elemento fundamental”, diz o chef Jérôme Bocuse, que atualmente comanda um dos negócios da família, o Les Chefs de France, pavilhão dedicado à cozinha francesa instalado na Disney, em Orlando, na Flórida (EUA).

 

 

 

 

 

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio