No 111º aniversário do naufrágio do lendário navio Titanic, ainda há muito por se descobrir. Os acontecimentos da fatídica noite no Atlântico foram imortalizados no cinema e na literatura. Dos relatos dos sobreviventes às curiosidades dos especialistas, a tragédia há muito fascina as pessoas em todo o mundo.

Agora, como mostra o site NDTV Food, as imagens do menu de comida do Titanic estão se tornando virais nas mídias sociais e, nem é preciso dizer, o menu é adequado para o navio que tem sido frequentemente descrito como o mais luxuoso da história. A a plataforma de guias gastronômicos e de viagens Taste Atlas publicou em seu Instagram imagens dos cardápios das três classes que foram servidos no navio.

Qual era o cardápio da primeira classe no Titanic?

De acordo com a postagem do Taste Atlas, o cardápio da primeira classe incluía consomê, filés de rodovalho, frango à Maryland, carne enlatada e legumes com alho-poró e bolinhos. Na categoria “direto da grelha”, as iguarias incluíam costeletas de carneiro grelhadas, purê de batatas assadas, pudim de creme, merengue de maçã e massa folhada.

O bufê tinha ainda maionese de salmão, camarão enlatado, anchovas norueguesas, arenque refogado, sardinha simples e defumada, rosbife, carne temperada, torta de vitela e presunto, presunto Virginia e Cumberland, linguiça à bolonhesa, galantina de frango, língua de boi enlatada, alface, beterraba, tomate e queijos como cheshire, stilton, gorgonzola, camembert, roquefort e cheddar. O menu foi intitulado “RMS Titanic” e datado de 14 de abril de 1912.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TasteAtlas (@tasteatlas)

Menu da segunda e terceira classes do Titanic

O menu da segunda classe mostrava as comidinhas de café da manhã, com frutas, aveia em flocos, canjica cozida, peixe fresco, rins de boi grelhados, bacon, linguiça grelhada, purê de batata, presunto grelhado e ovos fritos, batata frita, scones, bolos de trigo sarraceno, xarope de bordo, marmelada, chá e café. Este cardápio tinha a data de 11 de abril de 1912.

Para a terceira classe, foram servidas comidas mais simples, como manteiga, marmelada, pão sueco, chá e café no café da manhã. O jantar incluía sopa de arroz, pão fresco, biscoitos caseiros, milho doce, batata cozida, pudim de ameixa, e frutas. Para o chá, havia carnes frias, queijo, picles, pão fresco com manteiga, figos cozidos, arroz e chá.

“Faz 111 anos desde que o Titanic afundou no Atlântico Norte em 15 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural”, dizia a legenda, acrescentando: “na noite em que o Titanic afundou, os condenados passageiros da segunda classe comeram pudim de ameixa, também conhecido como pudim de Natal.”

O lendário navio colidiu, na noite de 14 de abril de 1912, com um iceberg, levando ao seu naufrágio nas águas geladas do Atlântico Norte em 15 de abril de 1912. A colisão e o subsequente naufrágio levaram à morte de 1.500 passageiros.