Tudo começa com uma missão que alguns outros restaurantes já encaravam em São Paulo: entrar em um mercado tão competitivo como o de pizzarias, mesmo sendo a segunda cidade que mais se consome pizza no mundo.

A La Braciera poderia ter se destacado das outras pelo uso de ingredientes riquíssimos em sabores, mas ainda faltava algo no seu DNA. Para agradar também o paladar dos paulistas, que na grande maioria ainda não estavam acostumados com o consumo de pizza napoletana, resolveram inserir sabores conhecidos como frango com catupiry, depois uma portuguesa, e toques da pizza paulistana foram integrados no cardápio.

Obviamente que eram apenas uma porta de entrada. Eles ganharam a clientela pela variedade de sabores e algumas misturas ousadas e autorais, como queijo brie com geleia de pimenta, e isso se converteu rapidamente em números: o faturamento quintuplicou entre 2021 e 2022, um restaurante se transformou em cinco no curso de 2 anos, e 30 mil pessoas, em média, vão e vêm destes endereços.

Pizza de Calabresa da La Braciera/Créditos: Neuton Araujo
Pizza de Calabresa da La Braciera/Créditos: Neuton Araujo

A rede só ganhou tal proporção porque fez do marketing, de fato, a alma do negócio, desenhando a estratégia perfeita: um bom produto, com uma boa divulgação. A equipe de comunicação do La Braciera não poupou o nome de nenhum influencer ao apostar em seus veículos para disseminar a marca em São Paulo – qualquer inauguração conta com nomes grandes no “FoodTok” e “FoodGram” brasileiro, e assim foram de 2 mil para 279 mil seguidores em três anos.

Como fazer a diferença?

Quem chegou para provar as pizzas que viam nas redes somou para que a empresa fosse se fortalecendo de pouco em pouco. O plano do restaurante não é nada mirabolante, mas ganha com a constância dos sócios: o que entra é revertido para estruturar, tanto física, quanto financeiramente, às novas unidades. “Invés de ordem e progresso, fizemos progresso e ordem”, brinca Daniel Luco.

Porém não é apenas em marketing que a pizzaria investe. Marcos Paulo, sócio responsável pela gastronomia, viaja regularmente pelo mundo para estar sempre atento às tendências, faz cursos internacionais e testa ingredientes quase que diariamente para trazer inovação para o menu.

“Nós não ficamos parados. Durante os primeiros 24 meses foram criados mais de 20 lançamentos e continuamos inovando o tempo todo, sempre ouvindo o cliente”, conta Daniel.

Além da conta conjunta, a organização empresarial permite que todos os sócios tenham mais força em cada decisão, fortalecendo as trocas que têm. Eles se dividem pelas áreas de marketing, operações, gente e gestão, estratégia e financeiro, e dizem que assim como a verdadeira massa napoletana, os ingredientes precisam estar sempre juntos, mas cada um fazendo o seu papel.

Calzone de burrata da La Braciera/Créditos: Neuton Araujo
Calzone de burrata da La Braciera/Créditos: Neuton Araujo

A justificativa é que esse modelo acelere as decisões do grupo, e por esse motivo preferem seguir sem franquias, sendo 100% da gestão proprietária. Daniel Luco relembra que no começo os gastos e lucros tinham destinos claros.

“No primeiro ano e meio, não tiramos nem um real para fazer caixa e crescer. Isso foi ruim para a nossa qualidade de vida, mas nós acreditávamos no negócio. A gente foi gastando construindo uma cozinha central, depois em equipamentos, em produtos. Hoje nós conseguimos ter um rendimento, mas por muito tempo nossas famílias tiveram que compreender que era muito trabalho e zero dinheiro”, conta.

Crescimento e novas unidades

A espera valeu a média de 4 mil entregas feitas por mês, aumento de 2.400% de lucro ao decorrer dos anos e a confiança que ganharam da clientela, seja em Higienópolis, Santana, Morumbi, Tatuapé ou Jardins, e recentemente no delivery da Lapa.

“Queremos criar os momentos mais marcantes e saborosos da vida dos nossos clientes, que já passou da marca de 500mil pessoas. A partir do momento que esse propósito é reconhecido pelos consumidores, é natural que continuaremos fazendo nosso papel de empreendedores inquietos”, responde Daniel.

Gnocchi alla Sorrentina da La Braciera/Créditos: Neuton Araujo
Gnocchi alla Sorrentina da La Braciera/Créditos: Neuton Araujo

Mas não é somente os consumidores que perceberam tamanho crescimento. Daniel afirma que já recebeu algumas propostas de sociedade de fundos de investimentos e investidores querendo saber mais sobre o projeto.

“Sabemos a sensibilidade de trabalhar no ramo de gastronomia e hospitalidade, pra nós a entrada de um novo investidor precisa ser de uma forma estratégica, onde possamos falar a mesma linguagem, não acreditamos em crescimento sem um objetivo real e sólido”, finaliza.

Serviço 

Unidade Jardins: Alameda Lorena, 1040
Unidade Higienópolis: Rua Conselheiro Brotero, 1120
Unidade Santana: Rua Conselheiro Saraiva, 664
Unidade Morumbi: Rua José Jannarelli, 437
Unidade Tatuapé: Rua Demétrio Ribeiro, 578
Unidade Lapa: Rua Tonelero, 1157 (apenas delivery)