À frente de programas gastronômicos de televisão, a chef Bela Gil é uma das principais referências nacionais quando o assunto é alimentação saudável. E como a gastronomia, além da nutrição, estimula os sentidos, Bela Gil convidou a Olaria Paulistana para desenvolver uma linha de utensílios em cerâmica especialmente para seu restaurante, o Camélia Òdòdó, na Vila Madalena, em São Paulo.

O sucesso das cerâmicas no restaurante foi tamanho, que a parceria entre Bela Gil e a Olaria Paulistana se estende, permitindo que o público também adquira os utilitários. São bowls, xícaras, copos, jarras, molheiras e pratos de diversos formatos e profundidades, peças produzidas com argila reciclada e material atóxico que não liberam resíduo, criadas para acomodar as diferentes receitas pensadas pela chef.

Por serem feitas em um processo que tem como base a queima em altas temperaturas, são bastante resistentes e podem ser usadas em fornos, micro-ondas geladeira e máquinas lava-louças.

Cores exclusivas

Há mais de vinte anos no mercado de cerâmica utilitária artesanal, a Olaria Paulistana, dirigida por Lucia Eid, é um dos poucos ateliês no Brasil que desenvolve cores exclusivas para suas peças. Eid aprendeu a técnica com um engenheiro químico industrial com quem estudou por dois anos e ainda recebe assessoria.

Para chegar nas especificações dos tons dessa coleção, foi realizado um minucioso estudo no laboratório que fica no próprio ateliê da Olaria Paulistana, na Vila Madalena.

“A chef Bela Gil escolheu tons específicos de rosa, branco e um amarelo cúrcuma, inspirado exatamente na cor de um tênis que ela adora. Foram meses de experimentos até chegar nessas lindas e exclusivas cores”, conta a artista plástica e ceramista Lúcia Eid, que traz a arte em seu DNA, neta da pintora Adélia Aidar e filha da escultora Odette Eid.

A Olaria Paulistana também tem uma preocupação em alinhar design a funcionalidade das peças para que ajudem a melhorar a experiência à mesa. No design da xícara de chá, por exemplo, peça que já virou hit dessa coleção, as três partes que compõem o produto se complementam em beleza e praticidade. Um detalhe no infusor permite que ele seja retirado com facilidade da xícara e depois se encaixe perfeitamente na tampa que pode ser usada como pires.

Atendendo projetos personalizados para diversos chefs, restaurantes, pousadas em todo o Brasil, Lúcia Eid também é autora do livro “Prato Feito, cozinhando com as cores”, onde defende a cerâmica colorida como moldura para as receitas dos chefs. A ceramista lançou o livro em 2015 para estimular que os chefs de cozinha, que priorizavam utilitários brancos, percebessem como as cerâmicas coloridas poderiam harmonizar e valorizar o visual das receitas.

Mas segundo Eid, a cerâmica tem ganhado cada vez mais destaque e é apontada como uma das tendências mais fortes no mercado e não só para servir preparações dos grandes chefs, mas para dar mais beleza, praticidade e aconchego aos lares.

As peças da coleção Bela Gil podem ser adquiridas, à pronta-entrega, no Ateliê Olaria Paulistana ou pelo site para todo o Brasil.

Serviço:

Olaria Paulistana

https://www.olariapaulistana.com.br/

Linha Bela Gil: https://www.olariapaulistana.com.br/linha-bela-gil/

Instagram: @olariapaulistana

Camélia Òdòdó: https://www.cameliaododo.com.br/

Instagram: @camelia_ododo