No Brasil há 46 anos, o francês Olivier Anquier celebra, em 2025, mais um aniversário na história de sua carreira: dessa vez, o primeiro do L’Entrecôte d’Olivier no Centro de São Paulo. A famosa casa de menu único — com salada, mousse royal de chocolate belga e o tradicional entrecôte com batatas fritas e molho secreto da tia Nicole — já existe desde 2007 no Itaim Bibi, mas ganhou um novo endereço, na Praça da República, no fim de 2024. 

+ Nunca congelar? Chef Olivier Anquier revela os segredos da batata frita perfeita
+ Saiba onde aproveitar a temporada de trufas brancas em São Paulo

Para celebrar o marco, o chef adicionou ao cardápio, pela primeira vez na história do restaurante, uma nova opção de prato principal: Risoto de Azeitonas Azapa. À Menu, Anquier explica a decisão: “É para unir as famílias. Hoje em dia, muitas pessoas dentro das famílias têm essa distância com a proteína e, portanto, nada mais justo que fazer com que elas se juntem, façam parte da mesa familiar”, diz. 

Segundo o chef, o risoto foi escolhido por sua tradição: “É uma receita com a qual eu tenho costume, e que provei em muitos eventos para proporcionar emoção às pessoas que não desejam comer carne”, conta.

Preparado com azeitonas chilenas pretas graúdas, a receita já está disponível também na unidade matriz do L’Entrecôte d’Olivier, na Rua Dr. Mário Ferraz, no Itaim. Assim como o entrecôte, o novo prato também acompanha no menu a salada de folhas com molho típico francês de entrada e as batatas fritas crocantes e à vontade durante a refeição, por R$ 132.

Risoto de Azeitonas Azapa do L’Entrecôte d’Olivier
Risoto de Azeitonas Azapa do L’Entrecôte d’Olivier (Foto: Bendita Filmes)

1 ano de Centro

Declarado amante do Centro de São Paulo, Olivier conta, à reportagem, que duplicou sua clientela após a inauguração da nova casa no bairro da República.

“Por estarmos no Centro, ficamos ao alcance de uma nova geração de clientes e, consequentemente, duplicamos a nossa clientela, com moradores de regiões mais distantes e de difícil acesso até o Itaim. Agora nós temos dado a oportunidade a uma camada gigantesca de paulistas para conhecer o nosso conceito. Além disso, pegamos uma enorme clientela de turistas nacionais e internacionais, porque o Centro é o bairro verdadeiramente turístico de São Paulo pela sua história e alma”, defende Anquier. 

Também em entrevista à Menu, no final de 2024, o chef classificou como “privilégio” a proximidade física entre sua casa, também na Praça da República, e seu trabalho. Esse foi o motivo pelo qual Anquier preferiu se manter no Edifício Esther mesmo após o fim da sociedade com Benoit Mathurin, do Esther Rooftop — restaurante que agora é seu vizinho.

“O Centro é nosso. O Centro não é uma bolha, é para todos. Temos que nos aproveitar daquilo que as pessoas aproveitam quando eles viajam no exterior. Temos aqui, é mais bonito ainda. É nosso centro”, comentou o chef, em 2024. A cobertura, onde antes ficava o espaço de eventos Esther La Plage — que já pertencia ao chef —, foi transformada no restaurante, que se tornou um ambiente modernista e contemporâneo sob a visão do arquiteto Rodrigo Velasco.

Serviço

L’Entrecôte d’Olivier

Centro: Rua Basílio da Gama, 29, República (11º andar do Edifício Esther)
Itaim Bibi: R. Dr. Mário Ferraz, 17

@lentrecotedolivier