A culinária japonesa está no centro de uma investigação policial, após clientes serem flagrados lambendo os dedos e colocando as mãos no sushi de outros consumidores, dentre outras brincadeiras anti-higiênicas, em restaurantes tradicionais que servem as iguarias japonesas em esteiras rolantes.

Segundo o jornal The Guardian, as imagens de clientes tocando na comida dos outros viralizaram e revoltaram os internautas, que apelidaram as atitudes de mau gosto de “terrorismo do sushi”. Várias imagens foram postadas nas redes sociais, como o Twitter.

Uma das imagens que mais viralizou, com 40 milhões de visualizações no Twitter, mostra o que parece ser um adolescente lambendo a tampa aberta de uma garrafinha de shoyu – que deveria ser compartilhada com todos os clientes – e toda a borda de uma xícara de chá. Depois de fazer isso, o jovem coloca os itens de volta numa prateleira.

Como se isso não fosse suficiente, o mesmo vídeo mostra o sujeito lambendo o dedo e usando-o para tocar em dois pedaços de sushi, presumivelmente encomendados por outro cliente, enquanto a comida passa pela esteira.

O vídeo, filmado em uma filial da rede Sushiro, na cidade de Gifu, fez com que as ações da controladora do restaurante caíssem quase 5% na terça-feira.

Outros vídeos mostram pessoas em outras redes colocando wasabi em pedaços de sushi, que passam pelas esteiras, e lambendo a colher de um recipiente de chá verde em pó, usado por vários clientes.

Embora o pequeno número de incidentes dificilmente aponte para uma onda de “crimes” envolvendo sushis e afins, os vídeos provocaram alvoroço no Japão.

A maior parte da indignação é reservada para aqueles que mostram desprezo pelos altos padrões de higiene do país.
“Isso é doentio”, escreveu um usuário do Twitter, com outro acrescentando: “Não posso mais ir a restaurantes de sushi em esteira rolante”.

A Sushiro, líder de mercado, disse esta semana que o sujeito que fez o vídeo viral se desculpou, junto com seus pais, mas acrescentou que abriu processos criminais e civis contra o jovem.

Por causa da grande repercussão online, a Sushiro substituiu todas as garrafas de shoyu do restaurante e higienizou novamente todas as xícaras de chá disponíveis para os clientes.

Duas outras redes, a Hama Sushi e a Kura Sushi, também disseram que planejam tomar medidas legais, com a última planejando instalar câmeras acima das esteiras rolantes para monitorar os clientes, informou a agência de notícias Jiji.