Para protestar contra o desemprego e a alta no preço dos alimentos, a ONG SP Invisível realizou um churrasco em frente ao polêmico Touro de Ouro, instalado nesta semana em frente a sede da B3, a Bolsa de Valores brasileira, em São Paulo.

+Após polêmica, MTST fará almoço com camarão para centenas de pessoas em SP
+McDonald’s em Bauru é autuado por causa de banheiro “comunista”
+Bolsonarista muda nomes de restaurantes no iFood: “Lula Ladrão” e “Vacina Mata”

A ação aconteceu na noite desta quarta-feira (17) e os integrantes da organização distribuíram espetinhos para pessoas em situação de rua e ambulantes que passaram pelo local. Todos os produtos foram comprados pela ONG.

“Falam que o Touro simboliza o progresso e a economia melhorando, mas essa não é a verdade. O número de pessoas morando na rua, desempregadas, aumentou e mais pessoas estão passando fome e precisando de comida”, disse Vinicius Lima, cofundador da SP Invisível ao G1.

A alta no preço da comida levou muitas famílias a buscar alimentos que até então eram considerados restos, como ossos e gordura de boi. Nos últimos 12 meses, a inflação dos alimentos ficou em 14,6%.

Touro da B3

Desenvolvido pelo artista plástico Rafael Brancatelli, em parceria com o economista e apresentador Pablo Spyer, a escultura pesa quase uma tonelada e possui cinco metros de comprimento. Trata-se de uma reprodução do touro de Wall Street, em Nova York, a representação do mercado financeiro nos Estados Unidos.

Em nota, a bolsa brasileira diz que a escultura “simboliza o mercado financeiro e a força do povo brasileiro”.

O touro é construído sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva. São 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura.

No mercado financeiro, o touro representa “otimismo e a força dos investidores”. Acredita-se que a origem dessa metáfora está numa expressão usada no mercado financeiro para se referir ao movimento de alta nos papéis, com o chamado “bull market” (mercado do touro).

O touro de Wall Street tem 3,4 metros de altura, 4,9 metros de comprimento e pesa 3,2 toneladas. A escultura foi criada pelo escultor siciliano Arturo Di Modica, em 1989.

(*) Da redação da Menu