da redação da Menu

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) promove nesta terça-feira (29), pela primeira vez, o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos.

+Desperdício de comida global é o dobro do que se imaginava

Segundo a FAO, 14% de toda a comida produzida no mundo é jogada fora antes mesmo de chegar aos supermercados. Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, reverter esse problema é um grande desafio.

Guterres ressaltou que 690 milhões de pessoas continuam passando fome ao redor do globo e que 3 bilhões de cidadãos, ou quase metade da população mundial, não têm acesso a uma dieta saudável.

O presidente da ONU acrescentou que a perda de comida destrói os recursos naturais e acelera a mudança climática, uma vez que a agricultura gera uma grande parte das emissões de dióxido de carbono.

Em todo o mundo, 38% do consumo de energia no sistema global alimentar são dedicados à produção de comida que é desperdiçada ou perdida.

E não são só as grandes empresas que precisam adotar medidas para combater o problema. É possível fazer sua parte em casa, buscando aproveitar ao máximo os alimentos.

Confira a seguir algumas dicas que você pode adotar na sua casa para evitar a perda de alimentos.

+Não desperdice arroz! Veja 7 receitas para aproveitar tudo
+Robô online ajuda a reaproveitar sobras da geladeira
+5 dicas para organizar a geladeira e não desperdiçar comida
+Conheça 10 ingredientes que duram até 2 semanas na geladeira