Já imaginou uma padaria que segue a mesma receita de biscoito desde o início do século XIX? Pois ela existe. Nos Estados Unidos, a Winkler Bakery faz seus famosos gingerbread cookies desde 1807, mesma época em que Thomas Jefferson era presidente dos EUA e Napoleão vencia o império russo, como conta a revista Food & Wine.

Naquele tempo, um padeiro suíço chamado Christian Winkler comprou um estabelecimento numa cidade então conhecida como Salem, na Carolina do Norte. Os anos se passaram e os descendentes de Winkler continuaram tocando a padaria até 1926. Atualmente, a Winkler Bakery pertence ao Old Salem Museum and Gardens, um museu daquela região, mas permanece fazendo as mesmas guloseimas que fazia nos séculos passados, incluindo bolos e biscoitos natalinos como o gingerbread, bem fininho e crocante, repletos de melado, gengibre e especiarias.

Embora a Winkler Bakery esteja pertinho de lugares muito contemporâneos e chiques, a padaria ainda funciona como antigamente, inclusive com um forno a lenha, onde um pequeno time de padeiros e confeiteiros prepara os biscoitos da mesma forma que há 200 anos.

“Os padeiros geralmente chegam entre as cinco e as seis da manhã para acender os fornos a lenha”, disse Amanda Bumgardner, que trabalha na padaria, ao North Carolina Field & Family.

A padaria – que se acredita ser a mais antiga do estado – faz do zero seus biscoitos com especiarias, finos e crocantes (que, segundo dados do Google Trends, são os biscoitos de Natal mais procurados no estado da Carolina do Norte).

“É um trabalho árduo, mas nossos padeiros fazem isso há anos”, acrescentou Bumgardner. “Acho muito interessante ter coisas que ainda são feitas à mão neste tempo.”