A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), divulgou nesta segunda-feira (14) um comunicado alertando que os produtos do setor vão ficar mais caros por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia.

+Invasão da Ucrânia pode encarecer alimentos em até 20%, alerta FAO
+McDonald’s fecha lojas na Rússia e fã faz estoque de hambúrgueres da marca
+Restaurantes que ‘cancelam’ estrogonofe estimulam o ódio, diz Abrasel
+Restaurantes canadenses mudam nome de prato por causa de Putin

A associação explica que a Rússia e a Ucrânia respondem, em média, por 30% das exportações mundiais de trigo. A guerra reduz a produção de trigo nos dois países e ainda traz dificuldades logísticas, como o fechamento de portos.

“A elevação do preço do grão, impacta diretamente os valores de produção para os fabricantes das categorias representadas pela Abimapi. Nas massas, em média, 70% do custo é de farinha. Nos biscoitos, o peso é de 30%, e, nos pães e bolos industrializados, de 60%”, afirmou a organização.

A associação, no entanto, não soube estimar de quanto será o aumento dos produtos. “O horizonte está indefinido, já que a cada notícia da guerra, o preço do trigo no mercado internacional oscila para cima ou para baixo com valores expressivos”, avaliou a Abimapi. “O que se pode afirmar é que haverá reajustes de preços nas próximas semanas.”

“O consumidor brasileiro deve começar a sentir os efeitos em breve, quando as indústrias comprarão as novas safras (de trigo e derivados). De todo modo, este repasse tende a ser gradual, pois não há espaço para elevar os preços de uma só vez”, concluiu a Abimapi.

(*) Da redação da Menu